5. Actividade laboratorial


/ Atualizado em 04.12.2003

Enquadramento

Tendo presentes as responsabilidades estatutariamente cometidas ao ICP-ANACOM na área dos equipamentos e materiais, o ICP-ANACOM fiscaliza e regula o mercado, consciente dos desafios de modernização que a indústria enfrenta e da necessidade de obtenção de um elevado grau de qualidade de produtos e serviços. Esta é seguramente uma contribuição importante para o desenvolvimento tecnológico nacional.

São, assim, efectuadas no seio do ICP-ANACOM calibrações na área eléctrica (Laboratório de Metrologia Radioeléctrica), bem como ensaios de compatibilidade electromagnética (Laboratório de Compatibilidade Electromagnética), ensaios em equipamentos de radiocomunicações (Laboratório de Ensaios de Equipamentos de Radiocomunicações) e ainda ensaios de avaliação de ambientes electromagnéticos.


Actividade prosseguida em 2002

Realização de ensaios de compatibilidade electromagnética (CEM) em equipamento eléctrico e electrónico

O Laboratório de Compatibilidade Electromagnética (LCEM) realiza ensaios de emissão e de imunidade, quer conduzida quer radiada, em equipamentos eléctricos e electrónicos de vários tipos.

O LCEM é um laboratório acreditado pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ), segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025, para a realização de ensaios de compatibilidade electromagnética que constam no certificado de qualificação IPQ n.º 95/L.143.

A actividade do LCEM em 2002, comparativamente com o ano anterior, verificou um acréscimo acentuado no número de equipamentos ensaiados provenientes do  ICP-ANACOM (cliente interno) e um decréscimo no número de equipamentos ensaiados para clientes externos. O gráfico seguinte, para o período de 1993 (data de início da actividade do laboratório) a 2002, apresenta os valores acumulados anuais do número de equipamentos ensaiados por tipo de clientes (internos e externos).

Gráfico III. 1 - LCEM - Actividade anual / equipamentos ensaiados

Gráfico III. 1 - LCEM - Actividade anual / equipamentos ensaiados
(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)

Fonte: ICP-ANACOM.


Em 2002, considerando o valor acumulado de horas afectas aos diversos clientes do laboratório LCEM, registou-se a seguinte posição relativa:

Gráfico III. 2 - LCEM - Posição relativa dos clientes

Gráfico III. 2 - LCEM - Posição relativa dos clientes
(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)

Fonte: ICP-ANACOM.


Realização de calibrações do Laboratório de Metrologia Radioeléctrica (LMR)

O Laboratório de Metrologia Radioeléctrica (LMR) é um laboratório acreditado pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025, com o certificado de qualificação IPQ n.º99/L.264. O âmbito da acreditação deste laboratório contempla a calibração de aparelhagem em corrente contínua/baixa frequência (DC/BF) e radiofrequência (RF) até 18GHz. São sobretudo três os tipos de equipamentos abrangidos pela actividade do LMR: analisadores de radiocomunicações, aparelhos de medida (multímetros) e geradores de frequência.

O LMR, como os restantes laboratórios do ICP-ANACOM, passou a estar disponível para a prestação de serviços de calibração a entidades externas. De facto, já no ano de 2001, 64 por cento dos equipamentos calibrados tiveram a sua origem em empresas, actividade que, no ano de 2002, manteve também um importante contributo (57 por cento).

A prestação de serviços de calibração de equipamentos no período 1999-2002 é ilustrada no gráfico seguinte.

Gráfico III. 3 - LMR - Actividade anual / processos concluídos

Gráfico III. 3 - LMR - Actividade anual / processos concluídos
(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)

Fonte: ICP-ANACOM.


No que se refere à posição relativa por clientes do LMR, considerando o valor acumulado de horas afectas, no ano de 2002, verificou-se a seguinte distribuição:

Gráfico III. 4 - LMR - Posição relativa de clientes

Gráfico III. 4 - LMR - Posição relativa dos clientes
(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)

Fonte: ICP-ANACOM.


Realização de ensaios em equipamentos de rádio

Com a alteração do regime de homologações, o Laboratório de Ensaios de Equipamentos de Radiocomunicações passou a assegurar a verificação da conformidade das características de equipamentos emissores, receptores e emissores/receptores com os requisitos específicos estabelecidos em legislação nacional (radiocomunicações) e/ou normas europeias emanadas pelo Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI) e cuja adopção tenha sido recomendada pelo Comité de Comunicações Electrónicas (ECC) da Conferência Europeia de Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT).

Esta actividade tem como objectivo assegurar uma correcta utilização do espectro radioeléctrico.

Os ensaios recaem sobre equipamentos para diversas utilizações, nomeadamente:  rádio pessoal (CB), móvel terrestre (redes privadas), fixo, móvel aeronáutico, móvel marítimo, chamada e procura de pessoas (redes privadas e de uso publico), rádio amador, telefones sem cordão, microfones sem fios, equipamentos de pequena potência e curto alcance (SRD).

Os dados disponíveis relativos aos equipamentos ensaiados no ano de 2002 são os seguintes:

Gráfico III. 5 - Rádio - Actividade anual / equipamentos ensaiados

Gráfico III. 5 - Rádio - Actividade anual / equipamentos ensaiados
(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)

Unidade: equipamento/ensaio no exterior
Fonte: ICP-ANACOM