O Serviço
O serviço de chamada de pessoas (SCP - paging) é um serviço de telecomunicações móveis unidireccional, destinado ao envio de mensagens endereçadas não vocais de baixo débito, sonoras, numéricas e alfa-numéricas. Este serviço pode ser prestado através de diversos tipos de redes e tecnologias, nomeadamente as baseadas nos sistemas POCSAG, FLEX e ERMES.
O POCSAG trata-se de um sistema não proprietário, que surgiu durante os anos 70 como resposta a uma multiplicidade de sistemas e códigos e que teve uma aceitação generalizada. Baseia-se no código n.º 1 do CCIR, funcionando na faixa dos 160 MHz, e está condicionado a um débito máximo de 2.400 bps.
O ERMES (European Radio Messaging System) é um sistema pan-europeu terrestre de chamada de pessoas que oferece roaming, tal como o protocolo GSM dos telefones celulares. Trata-se de um sistema aberto, com um débito de 6.400 bps, sucessor natural do POCSAG e foi especificamente desenhado para ter mais capacidade que os sistemas até então existentes, permitindo aos utilizadores receber as suas mensagens em qualquer país de forma rápida, segura e a um custo relativamente baixo.
O FLEX é um protocolo proprietário, concorrente do ERMES, desenvolvido pela Motorola e fabricado mediante um regime de licenciamento da tecnologia. Permite um débito máximo de 6.400 bps, suportando débitos intermédios de 1.600 e 3.200 bps.
Evolução do Serviço
A prestação deste serviço em Portugal, que se iniciou com a tecnologia POCSAG, nunca tendo chegado a afirmar-se nos sistemas que lhe sucederam, foi descontinuada no 3º trimestre de 2002, com a desactivação das redes que ainda se encontravam em actividade: a TMN cessou a prestação deste serviço em 31 de Julho, no Continente e Região Autónoma da Madeira; a PT Comunicações cessou a actividade na Região Autónoma dos Açores, em 31 de Agosto; e a Vodafone havia já cessado a prestação deste serviço em 31 de Outubro de 2001.
No entanto, com a cessação do serviço, os operadores comprometeram-se a disponibilizar uma alternativa que evitasse qualquer prejuízo aos seus clientes.
1998 | 1999 | 2000 | 2001 | 2002 | |
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Milhares de assinantes | 264,3 | 120,2 | 29,7 | 5,4 | 0 |
Crescimento | -12,7% | -54,5% | -75,3% | -81,7% | -100% |
Chamadas (milhares) | 11.847 | 3.340 | 1.159 | 535 | 108% |
Crescimento | -48,2% | -71,8% | -65,3% | -53,9% | -79,0% |
Fonte: ICP-ANACOM
Gráfico IV. 39 - Assinantes do SCP
Serviço de chamada de Pessoas
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Fonte: ICP-ANACOM
A evolução do tráfego, ilustrada no gráfico que se segue, foi, tal como a dos assinantes, igualmente negativa, embora menos acentuada, pois o serviço dispunha de assinante fiéis, que apresentaram alguma relutância à desactivação. O serviço de chamada de pessoas era, nomeadamente, de grande utilidade para serviços de emergência, em locais onde a cobertura do serviço móvel terrestre apresentasse alguma deficiência.
Gráfico IV. 40 - Evolução do tráfego do SCP
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Fonte: ICP-ANACOM
As receitas do serviço, apresentadas no gráfico seguinte, reflectem a evolução do número de assinantes e tráfego.
Gráfico IV. 41 - Evolução das receitas do SCP
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Fonte: ICP-ANACOM
Em parte, o afastamento dos prestadores deste serviço ficou a dever-se à dificuldade de manter uma qualidade de serviço adequada, face à inexistência de melhorias por parte dos fornecedores das infra-estruturas de rede. O abandono deveu-se igualmente aos elevados custos de manutenção destas redes, dadas as carências ao nível de assistência e mesmo de substituição de equipamentos de rede, considerando o reduzido número de assinantes do serviço.
O desinteresse dos consumidores em relação ao SCP poderá estar relacionado com a forte penetração do serviço móvel terrestre, que apresenta preços mais atractivos e maiores facilidades. Neste âmbito, importará salientar a grande receptividade e sucesso, junto do público em geral, das mensagens escritas (SMS) via GSM, que apresentam algumas semelhanças com o paging, as quais vieram a substituir o SCP
De facto, o SMS pode até considerar-se uma facilidade de nível superior, uma vez que permite a bidireccionalidade, isto é, a possibilidade de obtenção de resposta em curto espaço de tempo. Acresce ainda o facto de ter sido também introduzida nos terminais móveis a capacidade de "vibrar", evitando o toque em determinadas ocasiões. A recepção de uma mensagem no terminal de paging não permitia a resposta imediata pela mesma via, dando normalmente origem a uma comunicação de voz.