2.5 Utilização do serviço


/ Atualizado em 26.03.2003

De acordo com o estudo ?Percepção da Qualidade dos Serviços Postais? referente ao ano de 20021, promovido pela ANACOM, constatou-se que:

1. No que diz respeito à utilização das estações de correios e restantes infra-estruturas postais:

a) A maioria dos entrevistados afirmou deslocar-se a uma estação de correios raramente (37%), ou apenas duas a três vezes por mês (26%);

b) Aproximadamente 60% dos inquiridos optam por utilizar uma estação de correios próxima da sua zona de residência, enquanto que 15% frequentam as estações de correios próximas do local de trabalho. Os que optam por deslocar-se a uma estação de correios fora da sua zona de residência/trabalho, 25% afirmam não ter facilidade em localizar as estações de correios;

c) O período de maior afluência às estações de correios regista-se entre as 9h e as 12h (40% para o total do país e 90% para as Regiões Autónomas). Aproximadamente 85% dos inquiridos consideraram adequados os horários de funcionamento das estações. Em termos de preferência por outros períodos horários de funcionamento das estações2, destaca-se o Sábado de manhã (41%), a hora de almoço (29%) e o fim da tarde até às 20 horas (28%);

d) Os serviços mais utilizados relacionam-se com o envio de cartas e o pagamento de serviços. Cerca de 42% dos inquiridos consideraram que os serviços existentes nas estações de correios são suficientes.

e) Cerca de 68% dos inquiridos afirmaram não encontrar com facilidade máquinas automáticas de venda de selos;

f) Nas Regiões Autónomas, 45% dos inquiridos considerou que o número de postos de recolha (estações e marcos de correio) não são suficientes.

2. Relativamente à utilização dos serviços postais, constatou-se que:

a) Cerca de 50% dos indivíduos inquiridos enviam 1 ou menos cartas por mês. Refira-se que cerca de 14% dos entrevistados não enviam correspondência. A principal razão apontada para esta reduzida utilização dos serviços postais é a preferência pela utilização do telefone (55%);

b) Cerca de 54% dos inquiridos afirmaram fazer uso do serviço de encomendas dos correios.


Tendo em consideração as conclusões do estudo acima apresentado, a ANACOM recomendou aos CTT, nomeadamente, que:

a) Fosse promovida a divulgação dos padrões de demora de encaminhamento do correio normal e azul, as horas de recolha nos marcos e caixas de introdução da correspondência e afixada informação junto das caixas e marcos de correio normal direccionando o correio azul para caixas e marcos específicos;

b) Fosse promovida a utilização do serviço telefónico gratuito de apoio aos clientes e da página dos CTT na Internet, bem como divulgada de forma mais intensa o acesso ao serviço de reclamações;

c) Visando reduzir o tempo em fila de espera nas estações de correios, fosse promovida a venda de selos fora das estações de correios, nomeadamente, quando apropriado, através da sua aquisição nas máquinas de venda de selos;

d) Fosse estudada a possibilidade de eventual reorganização do número de pontos de recolha de correspondência e divulgados, pelos meios adequados, os actuais pontos de recolha existentes.

Apesar da aparente fraca utilização de serviços postais, denotada pelas respostas dos inquiridos ao estudo apresentado, verificou-se uma tendência de crescimento da procura de serviços postais até 2001, conforme se pode observar nos gráficos 11 e 12. A partir de 2001 verificou-se, no entanto, uma inversão daquela tendência, tendo o tráfego postal endereçado decrescido cerca de 3.5%.

Gráfico 11 - Tráfego postal endereçado

Gráfico 11 - Tráfego postal endereçado
(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)

Em 2002, cada habitante efectuou, em média, 128 envios postais endereçados.

Gráfico 12 - Capitação postal

Gráfico 12 - Capitação postal
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Notas
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1 Percepção da Qualidade dos Serviços Postais 2002https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=675001.
2 Admite resposta múltipla.