Qualidade de serviço


Foi também por Convénio, celebrado entre o ICP-ANACOM e os CTT - Correios de Portugal em 21 de Dezembro de 2000, válido até 31 de Dezembro de 2002, que foram fixados e publicados os parâmetros e níveis mínimos de qualidade de serviço associados à prestação do serviço universal.

Em 2002, foram aprovadas as conclusões da auditoria aos indicadores de qualidade de serviço dos CTT - Correios de Portugal, referente a 2000, realizada por uma entidade independente, que concluiu que o respectivo sistema de monitorização da qualidade de serviço não fornecia uma base razoável para a emissão de opinião sobre a sua conformidade, tendo o ICP-ANACOM determinado e recomendado alterações ao mesmo. Por outro lado, transitou para 2003 a decisão subsequente à auditoria, também executada em 2002 por uma entidade independente, aos indicadores de qualidade de serviço e ao sistema de reclamações dos CTT ? Correios de Portugal, referentes a 2001.

Foi ainda realizado, por uma empresa de estudos de mercado, um estudo sobre a percepção da qualidade dos serviços postais, que apresentou uma boa classificação aos serviços prestados pelos CTT ? Correios de Portugal, tendo a maioria dos inquiridos considerado que se assistiu a uma melhoria em termos de evolução do serviço.