Estudo sobre o consumo empresarial de serviços postais


Tendo em consideração que as empresas são os grandes originadores de tráfego postal, foi efectuado um estudo sobre o consumo empresarial de serviços postais apresentado publicamente num seminário e publicado no sítio da internet do ICP-ANACOM em Maio de 2008. Este estudo, promovido pelo ICP-ANACOM, e adjudicado à empresa de consultoria KPMG Advisory, foi efectuado através da elaboração de um inquérito quantitativo realizado a uma amostra de 1119 empresas e de um inquérito qualitativo através da realização de entrevistas com os principais remetentes do sector.

Das principais conclusões do estudo, destaca-se que: (i) se perspectiva uma manutenção ou aumento da utilização de serviços postais; (ii) para as empresas o critério mais relevante na selecção de um operador é a rapidez do serviço e não o preço; (iii) a esmagadora maioria das empresas portuguesas mostra-se favorável à liberalização, ainda que haja um grande desconhecimento do processo gradual de liberalização; e (iv) os CTT continuam a liderar em todos os serviços no segmento empresarial.