Utilização da Internet na UE - estatísticas da Eurostat


O Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulgou recentemente dados estatísticos sobre o comércio electrónico na União Europeia (UE), que incidem em informação recolhida nos vinte e sete Estados-Membros da União, em 2006 e 2007, com base em sondagens que abarcaram um conjunto de indivíduos com idades compreendidas entre os dezasseis e os setenta e quatro anos.

Os números divulgados indicam que, nos últimos dois anos, a percentagem de indivíduos que adquiriram bens ou serviços através da Internet aumentou dos 24 para os 30 por cento. A maior subida foi registada na Dinamarca, Holanda, Suécia e Reino Unido, sendo que a Bulgária, a Roménia e a Lituânia são os países onde se verificou um menor recurso ao comércio electrónico.

Questões de segurança e a privacidade são apontadas como as principais preocupações na utilização deste serviço, em particular a disponibilização online de dados pessoais ou bancários. Estes receios são mais comuns em Espanha, Finlândia e Chipre.

Em relação à utilização da banca online, a percentagem de indivíduos que utilizaram esse serviço nos últimos dois anos aumentou dos 38 para os 44 por cento, sendo que Finlândia, Holanda e Estónia registaram o maior número de acessos, ao contrário da Bulgária, Roménia e Grécia, países onde se registou um menor número de acessos.

A informação divulgada indica também que um quarto dos internautas foi alvo de vírus informáticos com perda de dados, em particular na Lituânia, Eslovénia e Malta, em oposição à República Checa, Estónia e Suécia, que foram os países menos afectados.

No que concerne a Portugal, os números do Eurostat indicam que 9 por cento do total dos cidadãos recorreu ao comércio electrónico, enquanto 13 por cento evitou o recurso ao mesmo, por questões de segurança. Por outro lado, 29 por cento utilizaram a banca online e 26 por cento foram alvo de vírus informáticos.


Mais informação:

  • Eurostat - News release http://epp.eurostat.ec.europa.eu/pls/portal/docs/PAGE/PGP_PRD_CAT_PREREL/PGE_CAT_PREREL_YEAR_2008/PGE_CAT_PREREL_YEAR_2008_MONTH_02/4-08022008-EN-AP.PDF

Informação relacionada no sítio da ANACOM: