Inquérito sobre o número de emergência europeu 112


A Comissão Europeia (CE) divulgou recentemente os resultados de um inquérito do Eurobarómetro sobre o número de emergência europeu (112), conduzido entre 7 e 11 de Janeiro de 2008, nos vinte e sete Estados-Membros da União Europeia (UE).

Segundo este inquérito, apenas 22 por cento dos cidadãos da UE identificam espontaneamente o número 112 como o número telefónico europeu dos serviços de emergência. Esta percentagem, que é de 21 por cento em Portugal, varia entre um máximo de 56 por cento na Polónia e 4 por cento na Grécia. Os resultados do inquérito indicam também que 95 por cento dos cidadãos da UE consideram útil a existência de um número de emergência único, utilizado em toda a União. É ainda revelado que um quarto dos inquiridos - 29 por cento em Portugal - teve já necessidade de contactar um número de emergência nos últimos cinco anos.

Na sequência do inquérito, a CE solicitou aos Estados-Membros que intensifiquem a divulgação de informação sobre a existência do número 112, cujo funcionamento eficaz constitui um instrumento fundamental para a garantia da segurança dos cidadãos.

O número 112 foi introduzido em 1991, com o objectivo de disponibilizar um número único para as chamadas telefónicas de emergência em todos os Estados-Membros, tornando assim os serviços de emergência mais acessíveis, em especial para os viajantes. A legislação comunitária exige, desde 1998, que os Estados-Membros assegurem, a todos os utilizadores finais de serviços fixos e móveis, o acesso gratuito aos serviços de emergência utilizando o número 112.


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