Publicado estudo sobre o acesso às comunicações electrónicas na UE


Cerca de um em cada quatro agregados familiares na União Europeia (UE) dispõem de ligação à Internet em banda larga, revela o Special Eurobarometer 249 - E-Communications Household Survey, um estudo recentemente publicado pela Comissão Europeia com o objectivo de caracterizar a actual situação na UE em termos de acesso da população às comunicações electrónicas.

De acordo com este estudo, cujos dados foram recolhidos entre 7 de Dezembro de 2005 e 11 de Janeiro de 2006 e que pretende ser mais um contributo para o debate público em torno da revisão do quadro regulamentar das comunicações electrónicas, a penetração da banda larga é maior junto dos agregados familiares mais numerosos - numa proporção de 12 por cento nos agregados com apenas uma pessoa e de 34 por cento nos agregados com quatro ou mais elementos. O estudo revela ainda que, entre os utilizadores de Internet em banda estreita inquiridos, cerca de 40 por cento não têm intenções de alterar a sua largura de banda, por considerarem não se justificar face aos respectivos níveis de utilização da Internet.

Quanto ao serviço telefónico, o telemóvel tem vindo a ser cada vez mais utilizado pelos jovens europeus. Esta preferência pelo móvel, em detrimento do fixo, foi evidenciada em cerca de 58 por cento dos agregados familiares da UE com apenas uma pessoa e com idades entre os 15 e 29 anos. Contudo, ainda cerca de 61 por cento da totalidade dos europeus mantêm uma ligação fixa e uma móvel, sendo que apenas 18 por cento optam exclusivamente pelo telemóvel.

Os resultados para Portugal revelam que 82 por cento dos portugueses não têm acesso à Internet a partir de casa, o que contrasta com a média de 59 por cento registada na UE. Entre os portugueses com acesso à Internet, cerca de 71 por cento dispõe de ligação em banda larga.

No que respeita ao serviço telefónico, cerca de 39 por cento dos portugueses dispõe de telemóvel e de telefone fixo, 38 por cento apenas de telemóvel e 14 por cento apenas de telefone fixo.


Consulte:

Informação relacionada no sítio da ANACOM:

  • Banda Larga https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=176222