Observatório de Tarifários - um ano de funcionamento e futuros desenvolvimentos


O Observatório de Tarifários do serviço telefónico móvel (SMT) fez, a 28 de Julho, o seu primeiro ano de disponibilização ao público.

Após um ano de funcionamento, o Observatório contabiliza cerca de 60 mil acessos e 110 mil operações de simulação realizadas, a que corresponde uma média de cerca de 5.000 acessos e 9.100 simulações mensais.

Gráfico 1 - Evolução do número de acessos e de operações realizadas

Gráfico 1 - Evolução do número de acessos e de operações realizadas
(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)

Tendo em vista a promoção do Observatório, bem como a sua ampla utilização por parte dos utilizadores de comunicações telefónicas móveis, a ANACOM lançou uma campanha informativa, que decorreu entre os dias 17 de Abril e 17 de Julho de 2006, com o envolvimento de diversas entidades relevantes.

A evolução verificada em termos de utilização do Observatório torna evidente o impacto positivo desta campanha ao nível da utilização. A média diária do número de acessos e de operações de simulação realizadas passou, respectivamente, de 55 e 71, no mês anterior ao arranque da campanha, para valores médios diários de 341 acessos e 438 operações realizadas, no mês após o início da campanha, o que representa um crescimento de cerca de 516% na utilização.

Em termos de desenvolvimentos, o Observatório conta, a partir de hoje, com uma nova melhoria ao nível da simulação de consumo mensal, através da disponibilização da opção ''O meu perfil de consumo mensal''. Esta funcionalidade permite ao utilizador, após efectuar uma simulação de consumo mensal, obter informação detalhada sobre o seu perfil, passível de ser alterada e utilizada em outras simulações.

A ANACOM irá introduzir brevemente algumas melhorias em termos de acessibilidade, nomeadamente através da disponibilização da versão texto (canal WAI - Web Accessibility Initiative) do Observatório de Tarifários. Esta versão permitirá não só uma melhoria de acesso para os cidadãos com necessidades especiais, como também para os cidadãos com largura de banda reduzida de acesso à Internet ou com hardware de menor capacidade, como sejam os acessos dial-up (cerca de 15% dos utilizadores) e via telemóvel.

A ANACOM pensa, ainda, poder vir a proceder ao alargamento do simulador a outros serviços de comunicação, como o serviço de acesso à Internet, o que se perspectiva poder vir a acontecer no decorrer de 2007.

O Observatório de Tarifários é um simulador criado e desenvolvido pela ANACOM em colaboração com os três operadores móveis (TMN, Vodafone e Optimus) e que oferece aos consumidores particulares, gratuitamente, a informação necessária a uma avaliação das alternativas disponíveis em Portugal ao nível dos tarifários do STM.


Consulte:

Consulte ainda: