O volume de vendas realizadas pelas empresas de comércio electrónico em Portugal cresceu no primeiro trimestre de 2006, conforme indicam os resultados do “Barómetro trimestral do comércio electrónico em Portugal - 1º trimestre de 2006”, recentemente divulgado pela Associação de Comércio Electrónico em Portugal (ACEP) e pela empresa Netsonda.
De acordo com os resultados do barómetro, cerca de 85% das empresas de comércio electrónico inquiridas revelam ter assistido a um aumento do volume de vendas realizadas através da Internet no primeiro trimestre de 2006, face ao período homólogo do ano anterior, tendo esse crescimento sido igual ou superior a 50% para cerca de um terço das empresas inquiridas.
Relativamente ao número de clientes que efectuaram compras na Internet, o estudo revela ter também havido um crescimento face ao mesmo período de 2005. Cerca de 45% das empresas inquiridas referem um aumento de clientes superior a 25%, ao passo que cerca de 42% das empresas registaram crescimentos entre 1% a 25%.
Em termos de investimentos realizados pelas empresas que comercializam produtos e serviços na Internet, o estudo indica que cerca de metade dos inquiridos (51%) manteve o investimento realizado no seu sítio, quando comparado com o período homólogo do ano anterior, e que cerca de 36% das empresas aumentaram esse investimento.
Por último, ao nível do tipo de produtos e serviços transaccionados, destaque para os produtos de informática, referidos por cerca de 35,5% das empresas inquiridas, seguido dos livros e revistas, indicados por 32,3% das empresas, e dos produtos de electrónica (incluindo telemóveis), transaccionados por cerca de 29% das empresas.
Mais informação:
- Barómetro Trimestral do Comércio Electrónico em Portugal - 1º Trimestre de 2006 (Síntese de resultados) http://www.beta.netsonda.pt/xms/files/Estudos/netsonda_acep_1.pdf