Índice de oportunidades digitais da UIT


O relatório da União Internacional das Telecomunicações (UIT) World Information Society Report 2006, elaborado em resposta à Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), que decorreu em Genebra, em 2003, e em Tunes, em 2005, avalia o acesso às telecomunicações e às oportunidades digitais em 180 países distribuídos pelo mundo e as implicações na definição de políticas para a futura evolução da sociedade da informação, através do índice de oportunidades digitais. Este relatório é o primeiro de uma série de relatórios que visam acompanhar os desenvolvimentos da sociedade da informação a nível mundial, registando os progressos no sentido da implementação dos objectivos delineados na CMSI.

Portugal regista a 41ª posição nesse conjunto de países, com um valor de 0,52 no índice de oportunidades digitais, sendo a média mundial igual a 0,37. Já em relação aos quarenta países europeus analisados, cuja média corresponde a 0,55, Portugal ocupa a 25ª posição.

Este índice, desenvolvido pela Digital Opportunity Platform, composta pela UIT, pela UNCTAD (United Nations Conference on Trade and Development), pelo KADO (Korea Agency for Digital Opportunity & Promotion) e pelo Ministério para a Informação e Comunicação da República da Coreia, pretende medir a facilidade de acesso dos cidadãos às tecnologias de informação e comunicação (TIC), tanto em termos de disponibilidade como de preço, podendo variar entre zero e um, significando, respectivamente, a ausência ou a totalidade de acesso às TIC.


Consulte:

Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM:

  • Banda Larga https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=176222