Estados-Membros aderem ao Plano de Acção eCall


O Memourandum of Understanding (MoU) que estabelece a introdução da tecnologia de chamada de emergência automática (eCall) em todos os novos carros até 2009 foi assinado, a 18 de Outubro, por mais quatro Estados-Membros - a Eslovénia, a Grécia, a Itália e a Lituânia. Este MoU concretiza o plano de acção eCall, uma iniciativa acordada entre a Comissão Europeia e a indústria, em Fevereiro deste ano.

A utilização da tecnologia eCall e o desenvolvimento de um serviço de emergência seguro e eficiente, através do número único de emergência europeu 112, fazem parte da estratégia da União Europeia para a “Sociedade Europeia da Informação 2010”, tendo já sido lançado pela Comissão Europeia o apelo aos Estados-Membros para que sejam introduzidas, nos centros de atendimento de chamadas de emergência, tecnologias que permitam lidar com estas chamadas de emergência automáticas.

A tecnologia e-Call permite, em caso de acidente de viação, a chamada automática ou manual para os serviços de emergência, comunicando a localização exacta do veículo e reduzindo, desta forma, substancialmente o tempo de resposta destes serviços. Pretende-se que estas chamadas sejam direccionadas para o 112.

O referido MoU, que já havia sido assinado pela Finlândia e pela Suécia, reunindo actualmente mais de 50 assinaturas entre os vários agentes envolvidos, define as medidas necessárias para a implementação do plano de acção que deverão ser adoptadas pela Comissão, pelos Estados-Membros e pela indústria de automóveis, de seguros e de telecomunicações.

O plano de acção eCall estabelece o ano de 2005 para o consenso em torno da normalização e das especificações para o eCall, o ano de 2006 para a realização de testes de campo a esta tecnologia e o ano de 2009 como data limite para a introdução desta tecnologia em todos os novos veículos na Europa, inserindo-se no âmbito da iniciativa europeia e-Safety.


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