Programa Galileo - desenvolvimentos


Foram recentemente aprovados dois documentos relativos ao programa europeu de radionavegação por satélite – Galileo: a Comunicação COM (2006) 272 da Comissão Europeia, sobre a situação actual deste programa, e a proposta de Regulamento do Conselho que altera o Regulamento (CE) n.º 1321/2004, relativo às estruturas de gestão dos programas europeus de radionavegação por satélite.
 
Na Comunicação, são descritos os últimos desenvolvimentos do Galileo aos mais diferentes níveis: a criação da infra-estrutura espacial e terrestre; a evolução das negociações do contrato de concessão; a criação da Autoridade Supervisora; a transferência das actividades da empresa comum Galileo para a Autoridade Supervisora; a preparação das utilizações do programa Galileo; a entrada em serviço do European Geostationary Navigation Overlay Service – EGNOS; a elaboração de uma política de acesso ao serviço público regulado – PRS; a promoção da radionavegação por satélite pela legislação comunitária; financiamento do programa; e a cooperação internacional.
 
Esta Comunicação faculta ainda dois anexos relativos às fases do programa Galileo e ao respectivo plano de actividades consolidado.
 
O Regulamento visa permitir à Autoridade Supervisora completar a fase de desenvolvimento do programa Galileo após a dissolução da empresa comum. Ainda em 2006, será feita a transferência progressiva das actividades da empresa comum Galileo para a Autoridade Supervisora, criada nos termos do Regulamento (CE) n.º 1321/2004 do Conselho, de 12 de Julho de 2004, e que tem por função assegurar a gestão dos interesses públicos relativos aos programas europeus de radionavegação por satélite e desempenhar o papel de entidade reguladora desses programas.
 
Prevê-se que, entre 2008 e 2010, sejam lançados os trinta satélites que formam o conjunto da constelação do programa e que seja concluída a construção das estações terrenas, devendo também ter início a exploração do sistema, nomeadamente sob a vertente comercial. Até ao final de 2006 e início de 2007, a Comissão Europeia deverá apresentar ao Conselho e ao Parlamento Europeu o Livro Verde sobre as aplicações do programa Galileo.
 
Por último, foi já publicada a proposta de documento que descreve a definição do sinal do programa Galileo.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM:

  • Galileo https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=109245