Comunicação da Comissão Europeia sobre a revisão do âmbito do serviço universal


Nos termos da Comunicação recentemente adoptada pela Comissão Europeia, não será proposta, para já, qualquer alteração ao âmbito do serviço universal. Esta foi a conclusão a que chegou a Comissão, após análise dos resultados da consulta pública sobre a revisão do serviço universal, lançada em Maio de 2005.

Segundo a Comissão, este processo de consulta pública apoiou a posição adoptada na Comunicação da Comissão, de Maio de 2005. Não foram, assim, identificadas novas razões para alterar a posição de que nem as comunicações móveis nem as comunicações em banda larga preenchem as condições previstas na Directiva Serviço Universal para a sua inclusão no âmbito do serviço universal.

No entanto, atendendo à evolução das tecnologias e dos mercados e no contexto da revisão do quadro regulamentar das comunicações electrónicas, a iniciar ainda em 2006, deverá ser considerado o debate sobre o futuro da oferta do serviço universal, com vista a assegurar que os objectivos globais continuem a corresponder aos objectivos de Lisboa, como indicado na Comunicação “i2010 - Uma sociedade da informação europeia para o crescimento e o emprego”.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: