Reunião do grupo de trabalho sobre a Implementação dos Resultados da WSIS - Genebra


Realizou-se em Genebra (Suíça), de 2 a 4 de Fevereiro de 2010, a 16.ª reunião do grupo de trabalho (GT) do Conselho da União Internacional das Telecomunicações (UIT) sobre a implementação dos resultados da Cimeira Mundial da Sociedade de Informação (World Society Information Summit - WSIS).

O grupo procedeu à revisão das actividades desenvolvidas pela UIT no âmbito da implementação das linhas de acção da WSIS, em particular da C2, C5 e C6, de que a União é responsável. Durante os debates, foi sugerido que, por ocasião da Conferência de Plenipotenciários da UIT em 2014, tenha lugar uma reunião de alto nível com o objectivo de estimar os resultados da UIT na implementação destas linhas de acção.

O GT-WSIS analisou ainda a participação da UIT na última reunião do Fórum de Governação da Internet (IGF - Internet Governance Forum), tendo sido notado que a União cumpriu o objectivo de aumentar a visibilidade das suas actividades nas áreas de acessibilidade, alterações climáticas e cibersegurança. Contudo, alguns membros questionaram a importância da participação da UIT no IGF e pediram que a mesma fosse reequacionada.

Por ocasião desta reunião, foi ainda lançada a nova versão da plataforma WSIS Stocktaking que consiste num repositório de iniciativas implementadas pelos Estados Membros com vista à implementação das linhas de acção acordadas na Cimeira. O GT lembrou ainda a proximidade da edição de 2010 do WSIS Forum, tendo sido solicitado aos intervenientes no processo da WSIS contributos acerca de temas que desejem ver tratados neste fórum, bem como outras sugestões para o referido evento.

Adicionalmente, reuniu o sub-grupo do GT-WSIS dedicado aos assuntos de política pública relacionados com a Internet. Nesta reunião foi notado que, embora a UIT tenha claramente um papel em alguns destes assuntos, deverá respeitar o seu mandato e ter presente a actividade de outras organizações como a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

De referir ainda o debate sobre o futuro da Internet, no qual alguns países, nomeadamente os países árabes, defendem que o modelo actual de Internet já não consegue acompanhar a inovação de alto nível que potenciou, pelo que haverá necessidade de um novo modelo. Por outro lado, os países da Europa e outros, como os Estados Unidos, defendem a evolução da Internet actual.

O GT-WSIS voltará a reunir antes da Conferência de Plenipotenciários (México, de 4 a 22 de Outubro de 2010), previsivelmente em Junho.