Acessos telefónicos crescem no 4º trimestre


O parque de acessos telefónicos principais instalados a pedido de clientes no final do 4º trimestre de 2009 rondava 4.260 milhares de acessos, correspondendo a uma penetração de cerca de 40,1 acessos por 100 habitantes. Face ao trimestre anterior, o número de acessos subiu 1,9%. A diminuição dos acessos analógicos e a redução verificada nos acessos RDIS básicos e fraccionados foram compensadas pelo crescimento dos acessos suportados em outras tecnologias, especialmente VoIP. Os acessos suportados em GSM/UMTS e fibra óptica (FTTH/B) também contribuíram para o aumento registado.

Em termos anuais, regista-se uma subida homóloga de 6,7% no número de acessos instalados a pedido de clientes. O aumento verificado no número acessos resulta ainda de novas adesões a ofertas multiple play.

As empresas do Grupo Portugal Telecom (Grupo PT) que actuam nestes mercados continuam a deter a maioria dos acessos instalados - 62,1% do total, menos um ponto percentual do que no trimestre anterior e menos 6,4 pontos percentuais que no período homólogo.

O número de clientes de serviço telefónico fixo na modalidade de acesso directo rondava 3,3 milhões, mais 1,9% que no trimestre anterior e mais 6,4% em termos homólogos. Para tal contribuíram as ofertas em pacote que integram telefonia fixa, televisão por subscrição e/ou Internet e as ofertas de prestadores alternativos suportadas em tecnologia GSM/UMTS.

É de salientar que o acréscimo do número de clientes ocorreu em simultâneo com um decréscimo no número de clientes de acesso directo do Grupo PT (-0,2% em relação ao trimestre anterior e menos 3,6% em termos homólogos).

O número de clientes de acesso indirecto através de pré-selecção desceu 6,3%, para 141 mil clientes em Dezembro, o valor mais baixo registado desde 2001.

Também os clientes de VoIP nómada registaram uma redução de 4,9% no trimestre, para 112,8 mil. Desde o início de 2009, o número de clientes de VoIP nómada tem apresentado uma tendência decrescente, explicada pelo facto de um operador ter migrado um conjunto significativo de clientes para outro tipo de solução de telefonia vocal.

A quota de clientes de acesso directo do Grupo PT tem vindo a diminuir desde 2000. No trimestre registou caiu 1,2 pontos percentuais, para 57,8%, menos seis pontos percentuais que no período homólogo. Esta redução da quota de clientes de acesso directo resulta das novas ofertas dos prestadores alternativos, baseadas em tecnologias de acesso distintas do serviço telefónico fixo tradicional, sobretudo das ofertas em pacote.

O tráfego total de voz originado na rede fixa durante o 4º trimestre de 2009 rondou 2,1 mil milhões de minutos, mais 7,7% que no trimestre anterior. Em termos homólogos, o aumento foi de 3,7%. Este aumento de tráfego é impulsionado pelo tráfego fixo-fixo nacional, e está associado a plataformas e serviços alternativos, nomeadamente VoIP. Algumas das ofertas em questão incluem chamadas gratuitas entre números da rede fixa.

De salientar que o crescimento do tráfego ocorre em simultâneo com a queda do tráfego fixo-móvel e do tráfego internacional.

Quanto ao tráfego associado ao serviço de VoIP nómada, verifica-se que o seu peso relativamente ao tráfego total diminuiu face ao período anterior, situando-se nos 3% em termos de minutos. Pela segunda vez consecutiva, desde o seu lançamento, o serviço de VoIP nómada apresentou uma redução do tráfego.

Analisando o acesso indirecto, verifica-se que o total de minutos de voz originados através de acesso indirecto foi em um ponto percentual inferior ao observado no trimestre anterior e 2,9 pontos percentuais abaixo do registado no trimestre homólogo. No trimestre em análise, a tendência de diminuição dos valores das quotas de tráfego de voz do Grupo PT manteve-se - 60,1%, menos 1,6 pontos percentuais que no trimestre anterior.


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