Questionário sobre roaming internacional


O Grupo Europeu de Reguladores (ERG), em conjunto com o Grupo de Reguladores Independentes (IRG), aprovou um questionário sobre roaming  internacional, com o objectivo de preparar uma análise coordenada relativa aos mercados grossistas nacionais de itinerância internacional em redes públicas móveis (roaming), que correspondem ao mercado 17 da Recomendação da Comissão n.º 2003/311/CE, de 11 de Fevereiro de 2003.

Esta coordenação, que tem o apoio da Comissão Europeia, deverá permitir às autoridades reguladoras nacionais (ARN) dos países participantes - além de Portugal, estão envolvidas as ARN da França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Noruega, Suécia e Reino Unido - uma abordagem comum, através da partilha de informações sobre a definição do mercado e o posicionamento quanto à designação de poder de mercado significativo (PMS) e, se necessário, uma perspectiva comum sobre acções a adoptar para a regulação efectiva dos mercados relevantes em causa. Entre outros aspectos, são objecto de análise os efeitos que os preços, descontos e técnicas de controlo de tráfego praticados num dado país têm nos serviços adquiridos por um operador de rede móvel estrangeiro e consumidos por utilizadores finais estrangeiros. 

O referido questionário foi já enviado pela ANACOM aos três operadores móveis nacionais, que deverão enviar as respectivas respostas a esta Autoridade até ao dia 21 de Janeiro de 2005.

A prossecução deste projecto não interfere com as acções que, individualmente, os Estados-membros da União Europeia (EU) já tenham iniciado ou estejam a desenvolver para este mercado, nem com as conclusões que resultarem das análises respectivas, no âmbito das suas competências de análise dos mercados relevantes e de regulação de acordo com o novo quadro regulamentar.

Viviane Reding, Comissária Europeia para a Sociedade de Informação, espera que esta iniciativa do ERG ajude a identificar os problemas da concorrência na EU a este nível, facilitando a sua resolução o mais brevemente possível. O projecto do ERG é complementar às actuais acções de investigação anti-trust levadas a cabo pela Comissão, devendo as respectivas conclusões ser debatidas entre a Comissão e o ERG no princípio da Primavera de 2005.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: