Relatório do Estudo ''Top of the Web''


''Top of the Web'' é o nome do estudo comparativo, promovido anualmente pela Comissão Europeia, entre Março e Novembro, sobre a utilização e os utilizadores de uma lista comum de serviços públicos electrónicos da União Europeia dos 15.

Apresenta-se, de seguida, um sumário das principais conclusões do  estudo desenvolvido em 2004:

Utilização e Percentagem de Adesão1

  • As percentagens de adesão encontram-se entre os 30-40% para alguns serviços de referência, e a percentagem destes serviços que se encontram na linha da frente é de 5% - 10%;
  • Os primeiros indicadores de utilização revelam ainda um grande potencial para o desenvolvimento dos serviços, e para o aumento da percentagem de adesão e do valor destes serviços para o utilizador;
  • A principal razão para o desenvolvimento destes serviços é a melhoria da qualidade dos serviços.

Valor dos Serviços

  • Os utilizadores reconhecem que a utilização de serviços electrónicos reduz o tempo necessário para a realização do serviço;
  • Mais de 80% pouparam tempo utilizando os serviços electrónicos;
  • O tempo médio poupado pelos cidadãos é de 69 minutos;
  • O tempo médio poupado pelas empresas é de 61 minutos;
  • A declaração electrónica de IVA poupou às empresas da União Europeia (15) mais de € 13,300,000 em 2003;
  • As declarações electrónicas para efeitos fiscais permitiram poupar mais de 7,300,000 horas aos cidadão da UE (15) em 2003.

Apreciação Global

  • 62% do total de utilizadores estão muito satisfeitos com os serviços electrónicos;
  • Menos de 10% estão insatisfeitos com os serviços públicos electrónicos;
  • 77% do total de utilizadores recomendariam o serviço a outros cidadãos ou empresas.

Problemas de Usabilidade

  • A usabilidade é ainda um assunto importante para a melhoria da qualidade dos serviços públicos electrónicos;
  • Não ser capaz de encontrar um determinado serviço é um problema bastante comum.

Melhorias de Serviço

  • Melhorias de serviço efectivas, que não as meramente resultantes da conveniência de disponibilização do serviço on-line, são apenas referidas por 30 a 40 % dos utilizadores;
  • Para os cidadãos, a principal acção a tomar para adicionar valor aos serviços é torná-los mais acessíveis e fáceis de utilizar, fornecendo melhores ajudas à utilização do serviço;
  • Para as empresas, a principal acção a tomar para adicionar valor aos serviços é torná-los mais fáceis de encontrar e oferecer poupanças efectivas.

As 10 entidades nacionais participantes, entre as quais a ANACOM através do conjunto de serviços que disponibiliza no Balcão Virtual, apresentaram 19 serviços electrónicos, tendo obtido das taxas de resposta mais elevadas do estudo.

A apreciação global do utilizador dos serviços electrónicos do Balcão Virtual da ANACOM foi de 82%, valor que coincide com a média europeia para a prestação de serviços às empresas. As principais razões apontadas para a preferência pelos serviços electrónicos do Balcão Virtual prendem-se essencialmente com a economia de tempo e dinheiro, bem como com a celeridade de todo o processo.

Das categorias em análise, destacam-se como boas práticas os seguintes serviços de referência:

Notas
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1 Percentagem de Adesão: número de utilizadores que recorreram a serviços on-line comparativamente com os que utilizaram os processos clássicos.


Mais informação:

  • eEurope 2005 http://europa.eu.int/information_society/eeurope/2005/index_en.htm