Portugal apresenta candidatura à UPU


/ Atualizado em 06.07.2004

O Governo Português decidiu apresentar a candidatura de Carlos Silva ao cargo de Director Geral da Secretaria Internacional da União Postal Universal (UPU), nas eleições a realizar durante o Congresso de Bucareste, em 2004.

A Secretaria Internacional é o órgão de apoio, ligação, informação e consulta da UPU, assegurando a gestão da União entre os Congressos.

A apresentação formal da candidatura de Portugal foi feita no dia 9 de Abril, em Berna, durante a sessão do Conselho de Operações Postais, também designado por Conselho de Exploração Postal. Este Conselho, que é actualmente presidido por Portugal na pessoa de Carlos Silva, tem-se constituído como um fórum de diálogo, de cooperação e de tomada de decisões essenciais para o futuro do sector postal  e da UPU.

A candidatura agora apresentada para o cargo de mais prestígio no seio da União resulta do empenhamento de Portugal nos seus trabalhos, em particular nos que se relacionam com a sua reforma em prol de uma  UPU mais dinâmica, mais atenta à realidade mundial e mais equilibrada na prestação de um serviço de qualidade em todo o seu território.

Criada a 9 de Outubro de 1874, com o Tratado de Berna, a União Postal Universal constituiu-se, em 1948, como instituição especializada das Nações Unidas. Portugal é um dos 22 países fundadores desta organização intergovernamental.

A UPU, actualmente constituída por 189 Países, tem vindo a promover a renovação e adaptação constantes do sector postal aos desafios verificados ao longo dos anos, nomeadamente através das suas actividades de regulamentação, normalização e cooperação.