UIT quer banda larga a chegar a metade da população mundial até 2015


No âmbito da Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações (World Telecommunication Development Conference - WTDC), que está a decorrer em Hyderabad (Índia), até 4 de Junho de 2010, a União Internacional das Telecomunicações (UIT) divulgou o ''World Telecommunication/ICT Development Report 2010''. Este relatório apresenta um balanço intercalar dos progressos realizados na criação de uma sociedade da informação global em 2015, um compromisso rubricado pelos Governos na Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS), realizada em duas sessões - Genebra (2003) e Tunes (2005).

O relatório salienta, por exemplo, a enorme evolução e crescimento da telefonia móvel, que permitiu ligar várias áreas anteriormente isoladas, mas refere a importância de mais esforços para aumentar o acesso à Internet – enquanto 75 por cento da população mundial tem acesso a televisão, apenas 25 por cento possuem ligação à Internet. Outra aposta a reforçar é a ligação de todas as instituições de saúde através da Internet. No caso das escolas, o cenário é misto: existem países onde os estabelecimentos de ensino continuam sem ligações à Internet, enquanto noutros esse acesso foi assegurado, caso da Jordânia, com 80 por cento das escolas ligadas, 73 por cento das quais através de banda larga.

Globalmente, esta 9.ª edição do relatório conclui que, apesar das importantes conquistas dos últimos cinco anos, são necessários grandes esforços nos países em desenvolvimento para alcançar os objectivos e metas até 2015. Nesse sentido, o documento avança três recomendações principais: assegurar que metade da população mundial tem acesso à banda larga até 2015, construir uma sociedade global com conhecimentos em tecnologias da informação e comunicação (TIC) e desenvolver os conteúdos e aplicações online.


Consulte:

Mais informação: