ANACOM lança serviço interactivo para esclarecimento de dúvidas


A ANACOM disponibiliza a partir de hoje, 17 de Junho, o serviço de Assistente Virtual através do endereço http://anacom.inbenta.comhttps://anacom-consumidor.pt/pergunte-anacom. Trata-se de uma área informativa interactiva, que permite esclarecer as dúvidas de qualquer cidadão sobre diversos temas, como o roaming, a portabilidade, os serviços de valor acrescentado baseados em SMS, entre outros.

A utilização do serviço processa-se de forma simples: basta escrever a questão numa área de texto para que, de imediato, sejam devolvidas uma ou várias respostas, dependendo o resultado da forma como a questão é colocada. A exposição da pergunta não obriga ao uso de termos técnicos específicos, podendo o utilizador escrever de forma semelhante àquela que utilizaria para falar com um operador de call-center.

Este serviço permite que a ANACOM monitorize a utilização das perguntas colocadas pelos utilizadores e, sempre que necessário, adite novas perguntas e respostas à base de conteúdos que suporta o Assistente Virtual. Esta informação está também disponível para consulta a partir do link ''Lista de temas'', na interface principal do Assistente Virtual.

Também a partir de hoje, estará disponível no sítio da ANACOM na internet uma área reservada para os técnicos ITED/ITUR (infraestruturas de telecomunicações em edifícios e em urbanizações), onde estes poderão enviar ou consultar os seus termos de responsabilidade. Para se aceder a esta área é necessário ser um técnico registado. Como actualmente não é obrigatório o registo na ANACOM, a inscrição poderá ser feita de duas formas: se o técnico já estiver registado na ANACOM, é realizada a pré-inscrição no sistema e comunicada a esses técnicos a chave de activação, caso contrário terão de ser os próprios técnicos que não estejam registados a fazer a sua inscrição no sítio da ANACOM.

Esta área está dividida em dois blocos: ''Termos de responsabilidade ITED'' e ''Termos de responsabilidade ITUR'', ambos subdivididos em ''Termos pelo projecto'' e ''Termos pela execução''. É nestas subdivisões que se permite aos técnicos o envio ou a consulta dos termos enviados. Os técnicos podem ainda consultar os seus dados pessoais ou alterar a palavra-chave de acesso. Todos os serviços vão disponibilizar uma versão móvel, mas a opção de entrada no sistema terá que ser feita sempre pela versão gráfica ou pela versão texto da respectiva página do sítio ANACOM.


Consulte: