OCDE divulga estatísticas da banda larga


A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publicou as mais recentes estatísticas sobre a banda larga (acessos fixos), com referência a Dezembro de 2009, as quais revelam que existiam 283 milhões de subscritores nos países da OCDE, que passou a incluir o Chile como membro da organização. A taxa de penetração situava-se nas 23,3 ligações por cada 100 habitantes, o que equivale a um crescimento de 0,5 pontos percentuais face aos 22,8 registados em Junho de 2009.

Portugal, onde a banda larga móvel é dominante (no final do 1.º trimestre de 2010, existiam 2,15 milhões de utilizadores que efectivamente utilizaram Internet em banda larga móvel), registava um total de 1,9 milhões de subscritores de banda larga fixa, em Dezembro de 2009, correspondente a uma taxa de penetração de 17,9 acessos fixos por cada 100 habitantes.

Os dados da OCDE indicam ainda que a tecnologia DSL continua a liderar, representando 60 por cento dos acessos, seguida pelo cabo (29 por cento) e pelas ligações baseadas em fibra óptica (11 por cento). Relativamente a esta última tecnologia, refira-se que a liderança mundial cabe ao Japão, com 54 por cento de todos os acessos de banda larga a serem feitos através de fibra, e à Coreia, com 49 por cento.


Mais informação: