Antenas que se adequam à recepção de TDT em Portugal


/ Atualizado em 25.10.2010

Identificação e tipificação de antenas que se adequam à recepção de TDT em Portugal

O mercado de comercialização de equipamentos aptos à recepção de sinais de Televisão Digital Terrestre em Portugal apresenta uma oferta bastante alargada de antenas para a captação do sinal e alguns fabricantes têm mesmo antenas específicas para a recepção da TDT. Dada a escolha poder apresentar-se difícil, a melhor forma de se assegurar uma boa recepção passa principalmente por utilizar uma antena para toda a banda UHF, com um ganho suficiente face às necessidades da instalação a integrar e devidamente orientada ao emissor de TDT que melhor serve a zona de instalação. Em função do tipo de cobertura do local onde o utilizador final pretender efectuar a recepção esta pode ser diferenciada em recepção com antena exterior ou recepção portátil interior através de antenas interiores ou indoor.

Deste modo descrevem-se alguns exemplos de antenas adequadas à recepção de TDT, nomeadamente algumas características relevantes, não se esgotando aqui contudo todas as hipóteses existentes no mercado.

Tipos de antenas para TDT

A descrição que se segue pretende servir de apoio para quem tiver algumas dúvidas relativamente ao tipo de antenas utilizáveis para recepção de TDT para uma substituição ou instalação nova. Existindo inúmeros fabricantes e modelos de antenas, apenas estão aqui representados parte dos tipos de antenas existentes no mercado, tendo sido seleccionados alguns modelos a título de exemplo, cujas características eléctricas e mecânicas são apropriadas à recepção do sinal de TDT em Portugal.

Deste modo, para além da qualidade de construção inerente a cada fabricante, as principais características a ter em conta são:

  • Ganho da antena na banda UHF, nomeadamente em torno dos canais 60 a 67 e em função das necessidades da rede instalada ou a instalar;

  • Custo/benefício;

  • Impacto visual pretendido.

Exemplos de antenas adequadas à recepção da TDT

Exemplo 1 - Antena Exterior do Tipo Yagi de 3 eixos

Antena exterior de tipo Yagi de 3 eixos. Largura de banda típica canal 21 a 69 - Banda UHF. Com array angular de 3 eixos, fazem com que esta antena seja mais directiva e ao mesmo tempo de banda larga.
(Clique na imagem para ver a figura numa nova janela)

Características

  • Antenas indicadas para a recepção da TV digital terrestre
  • Largura de banda típica canal 21 a 69 - Banda UHF
  • Array angular de 3 eixos, fazem que esta antena seja mais directiva e ao mesmo tempo de banda larga

Exemplo 2 - Antena exterior do Tipo Yagi com 1 eixo

Antena exterior de tipo Yagi com 1 eixo, largura de banda típica entre o canal 21 a 69 em banda UHF. Tenso só um eixo tem um ganho um pouco inferior à Yagi de 3 eixos, mas tem um custo em média menor.
(Clique na imagem para ver a figura numa nova janela)

Características

  • Antena indicada para a recepção da TV digital terrestre
  • Largura de banda típica entre o canal 21 a 69 - Banda UHF
  • Apenas com 1 eixo, com um ganho típico um pouco inferior, mas com um custo em média menor, relativamente à antena do tipo Yagi de 3 eixos do exemplo 1

Exemplo 3 - Antena Exterior Plana

Antena exterior plana. Largura de banda típica entre os canais 5 a 12 (banda VHF) e canais 21 a 69 (banda UHF). Tem um impacto visual bastante reduzido, mas necessita do acesso a uma tomada de energia eléctrica.
(Clique na imagem para ver a figura numa nova janela)

Características

  • Antena indicada para a recepção da TV digital terrestre exterior
  • Largura de banda típica entre os canais 5 a 12 (banda VHF) e canais 21 a 69 (Banda UHF)
  • Antena que tem um impacto visual bastante reduzido, com a desvantagem de necessitar do acesso a uma tomada de energia eléctrica, por se tratar de uma antena activa ou seja com amplificação

Exemplo 4 - Antena Interior Plana

Antena interior plana, passível de ser utilizada em zonas onde exista recepção portátil interior. Largura de banda típica entre os canais 5 a 12 (banda VHF) e canais 21 a 69 (banda UHF).
(Clique na imagem para ver a figura numa nova janela)

Características

  • Antena interior passível de ser utilizada para a recepção da TV digital terrestre em zonas onde esteja disponível recepção portátil interior
  • Largura de banda típica entre os canais 5 a 12 (banda VHF) e canais 21 a 69 (Banda UHF)

Antenas actualmente instaladas

Para quem tiver um sistema de MATV já instalado e pretender averiguar da sua validade para a recepção da TDT, deverá em primeiro lugar ter-se em atenção alguns factores, nomeadamente:

  • Tipo de antena instalada (tem de ser adequada a banda de frequência de trabalho UHF ou MISTA);

  • Orientação ao emissor (deve ser escolhido o que melhor sinal proporcione);

  • Estado de conservação (dipolos desalinhados e oxidação poderão dificultar recepção).

Relativamente ao tipo de antena instalada e dada a sua utilização generalizada, as antenas do tipo logarítmicas vulgarmente designadas por ''antenas bacalhau'' (sendo apresentada uma na figura abaixo) são antenas mistas, ou seja, que funcionam simultaneamente na banda UHF e VHF, cujos ganhos são inferiores às do tipo Yagi (banda UHF, ver exemplo 1 e 2), e por esse facto não se garante que em todos os casos possam recepcionar devidamente o serviço de TDT, sendo sempre necessário verificar a sua possível utilização.

Figura - Antena mista do tipo logarítmica

Antena do tipo logarítmica vulgarmente designada por «antena bacalhau». São antenas mistas, que funcionam na banda UHF e ao mesmo tempo em VHF.
(Clique na imagem para ver a figura numa nova janela)

Existem ainda em utilização, versões anteriores de antenas Yagi, também aptas para a recepção do serviço de TDT, cujos elementos reflectores se encontram na vertical e que possuem igualmente grande número de elementos directores. Por serem já de difícil comercialização, a fotografia a seguir apresentada, não foi retirada de um catálogo de fabricante.

Figura - Antena Yagi com reflectores na vertical e elevado número de elementos directores

Antena Yagi com reflectores na vertical e elevado número de elementos directores.
(Clique na imagem para ver a figura numa nova janela)

Note-se contudo que, em algumas zonas do país, o operador habilitado para a prestação do serviço de TDT (a PT Comunicações) poderá vir a assegurar a oferta do serviço por meios alternativos, nomeadamente via satélite. Assim, cada utilizador deverá antes de mais confirmar, designadamente junto da PT Comunicações, se a recepção por via terrestre já está ou irá estar disponível na sua zona. Não sendo o caso, a PT Comunicações está obrigada em tais circunstâncias a disponibilizar, pelo menos, os mesmos serviços que garante nas zonas cobertas por via terrestre, bem como níveis de serviço e condições de acesso dos utilizadores equiparáveis, devendo ser contactada para o efeito.