ECSI Portugal - divulgados resultados de 2009


Já se encontram disponíveis online os resultados do ECSI Portugal 2009 - Índice Nacional de Satisfação do Cliente, que abrange o sector das comunicações, nomeadamente o serviço telefónico fixo (STF), o serviço telefónico móvel (STM), a televisão por subscrição, o serviço de acesso à Internet e os serviços postais. À semelhança de anos anteriores, a parte do ECSI dedicada às comunicações teve o patrocínio exclusivo da ANACOM.

Destaca-se, em termos sectoriais, que o STM detém os valores mais altos nos índices de valor apercebido e lealdade do cliente, enquanto o serviço de Internet móvel obtém os valores mínimos nas variáveis satisfação e lealdade do cliente. Também a televisão por subscrição regista o mais baixo valor médio em termos de valor apercebido (relação qualidade/preço), embora seja o subsector das comunicações que registou evolução mais favorável entre 2008 e 2009.

O projecto ECSI é um sistema de medida, pela via da satisfação do cliente, da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional. Este projecto é desenvolvido, desde 1999, por uma equipa constituída pela Associação Portuguesa para a Qualidade, pelo Instituto Português da Qualidade e pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa. Abrange, para além do sector das comunicações, áreas como a banca, os seguros, os combustíveis, o gás em garrafa, os transportes públicos de passageiros e o sector do abastecimento público de água (desde 2008).


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