UIT - Candidatura de Portugal ao Conselho


Portugal é candidato ao Conselho da União Internacional das Telecomunicações (UIT), nas eleições que terão lugar na próxima Conferência de Plenipotenciários (PP10), a qual terá lugar de 4 a 22 de Outubro de 2010, em Guadalajara, México.

O Conselho da UIT tem como principal função assegurar que, no período entre duas PP, as actividades políticas e estratégias da UIT vão ao encontro do que foi definido pela Conferência. Além disso, o Conselho também é responsável por assegurar a gestão corrente e o bom funcionamento da UIT ao nível operacional, financeiro e administrativo. Este órgão é constituído por um máximo de 25 por cento do número total de Estados Membros, eleitos pela Conferência de Plenipotenciários.

Actualmente o Conselho é composto por 46 membros agrupados por cinco regiões: Região A - Américas (8 lugares); Região B - Europa Ocidental (8 lugares); Região C - Europa Oriental  (5 lugares); Região D - África (13 lugares); e Região E - Ásia e Australásia (12 lugares).

A candidatura Portuguesa irá competir, no âmbito da Região B, com as candidaturas da Alemanha, Espanha, França, Grécia, Itália, Suécia, Suíça e Turquia.

Portugal tem assento no Conselho desde 1994 e foi reeleito em 1998, 2002 e 2006. Em 2002, assumiu a Presidência do Conselho, tendo ainda presidido ao Grupo de Supervisão e ao Grupo de Trabalho sobre Gestão e Orçamento, ambos do Conselho. Anteriormente, Portugal havia sido membro do Conselho entre 1947 e 1952.


Informação relacionada no sítio da ANACOM: