Congresso do Comité Português da URSI atribui prémios de carreira e de investigação - prémio atribuído no 4.º congresso


Foram atribuídos o prémio de carreira do Comité Português da URSI e o prémio de investigação URSI Portugal. Os prémios foram entregues pelo presidente do Conselho de Administração da ANACOM, José Amado da Silva, durante a cerimónia de encerramento do 4.º Congresso do Comité Português da URSI, que hoje decorreu.

O prémio de carreira, que distingue uma personalidade que tenha contribuído para o avanço da área da ciência rádio em Portugal, foi atribuído a Joaquim Patrício, de 89 anos, engenheiro de formação e que iniciou a sua actividade nas radiocomunicações em 1948, tendo tido uma carreira longa e dedicada. A decisão de prestar esta homenagem foi tomada por unanimidade pelo Comité Português da URSI.

O prémio de investigação foi atribuído ao trabalho UHF RFID Reader Antennas for Self-confined Tag Detection, da autoria de Carla Medeiros, do Instituto de Telecomunicações, seleccionado entre quatro candidaturas. Este prémio, no valor de cinco mil euros, atribuído este ano pela primeira vez, visa estimular a criatividade e o rigor no trabalho de investigação científica em Portugal.


Consulte: