28.º Seminário ANACOM: ''Postal Regulation & Strategy under FMO and Electronic Competition''

19.10.2010 SANA Malhoa Hotel, Lisboa

Atualizado em 20.10.2010
Organizador: ANACOM

A adopção na União Europeia da Terceira Directiva Postal, em 2008, determinou o ano de 2011 como a data limite para a supressão total das áreas reservadas nos grandes mercados postais nacionais, atingindo-se assim a primeira meta no sentido da abertura total de mercado (ATM) do sector postal europeu.

Noutras partes do mundo, não obstante uma tal abertura não se encontrar prevista, são evidentes tendências semelhantes de orientação para o mercado e de concorrência dos operadores postais (OP), à medida que a concorrência intermodal por parte dos substitutos electrónicos de produtos postais tradicionais tem tornado insustentável a manutenção do status quo no sector postal e das entregas.

A introdução da concorrência directa ocorre numa altura em que a concorrência está a provocar fortes decréscimos do volume de correio. Por exemplo, o US Postal Service, muito embora mantenha uma forte área reservada protegida por lei, registou um declínio dramático no seu volume, de um pico de 213 mil milhões de objectos postais em 2006 para 177 mil milhões em 2009. Para além disto, este declínio sofreu uma precipitação nos últimos dois anos, na medida em que em 2007 se verificou um volume de 212 mil milhões de objectos postais, decréscimo muito ligeiro relativamente aos valores para 2006.

A quota de mercado dos chamados serviços postais tradicionais está a diminuir rapidamente e o monopólio oferece aos prestadores de serviço universal (PSU) e demais OP escassa protecção contra os efeitos da recessão e da concorrência electrónica. Os OP continuam a assumir o papel de PSU, na medida em que o público e seus representantes legislativos têm exigido a manutenção da obrigação de serviço universal (OSU).

Neste pano de fundo, a apresentação descreve algumas das questões mais relevantes que se colocam ao sector postal. Aborda em especial sobre a questão do papel da regulamentação no contexto da alteração dos modelos económicos dos operadores históricos do sector postal, destinada a manter as economias de escala das entregas a um nível competitivo.

Consulte:


PDF Apresentação - Regulation & Strategy under FMO and Electronic Competition (PDF 633 Kb)

PDF Leitura recomendada - Competitive Strategies under FMO and Intermodal Competition (PDF 269 Kb)
Michael A. Crew, Rutgers University
Paul R. Kleindorfer, INSEAD 

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