Portugal tem 4,8 milhões de alojamentos com acessos para Internet de alta velocidade


Em Portugal, no final do terceiro de trimestre de 2010, o número de alojamentos cablados com fibra óptica (FTTx) por todos os operadores ascendia a 1,4 milhões.

O número de alojamentos com acessos suportados em EuroDOCSIS 3.0 - standard utilizado pelos operadores de TV por cabo para prestarem serviços de alta velocidade - totalizava 3,4 milhões, sendo cerca de 2,4 vezes superior ao número de alojamentos cablados com fibra óptica (FTTx).

No total, o número de alojamentos preparados para aceder à Internet de alta velocidade atinge os 4,8 milhões, contra quatro milhões no final de 2009.

Os acessos de alta velocidade concentram-se nas Regiões de Lisboa e do Norte.

No final de Setembro existiam cerca de 17 operadores com acessos de alta velocidade instalados.

O número de clientes residenciais que utilizam serviços suportados em acessos de alta velocidade (FTTH e EuroDOCSIS 3.0 ou equivalente) é de 225 mil - no final de 2009 eram 88 mil. Os clientes não residenciais atingiam 11 800 no final de Setembro, contra 3800 em Dezembro.

A penetração dos clientes residenciais em termos de alojamentos familiares clássicos é de 3,9 por 100 alojamentos. É na região de Lisboa que a penetração é mais elevada (8,9 por 100 alojamentos); seguindo-se a região autónoma da Madeira com 6,5 e a região Norte com 3,8 clientes por 100 alojamentos.

As redes fixas de nova geração que disponibilizam acessos de alta velocidade são actualmente suportadas em fibra óptica (FTTx) e em redes de distribuição de TV por cabo que recorram ao standard EuroDOCSIS 3.0.