Acesso à Internet de banda larga mais rápido na União Europeia


O Comité das Comunicações (COCOM) da Comissão Europeia (CE) publicou, a 25 de Novembro, um relatório sobre a situação do acesso à Internet de banda larga na União Europeia (UE), que revela, nomeadamente, que as ligações são mais rápidas do que há um ano. Em Julho de 2010, 29 por cento dos acessos de banda larga na UE tinham um débito igual ou superior a 10 megabits por segundo (Mbps) (em Julho de 2009, esta percentagem era de 15 por cento). A taxa de penetração da banda larga também continua a aumentar na Europa, registando-se 25,6 assinaturas por cada 100 cidadãos (23,9 um ano antes).

Os dados do COCOM indicam ainda que o crescimento da banda móvel é notável, atingindo 45 por cento, o que faz com que existam, em média, 6 dispositivos de acesso em banda larga móvel por cada 100 cidadãos. Os Países Baixos e a Dinamarca continuam a ser líderes mundiais na penetração da banda larga fixa (perto de 40 linhas por 100 cidadãos, ou seja, cerca de 80 por cento dos agregados familiares). A tecnologia DSL (linha de assinante digital) continua a ser a mais utilizada na Europa, contando 100 milhões de linhas, mas a sua quota de mercado está a diminuir em benefício de arquitecturas de fibra e de cabo com Docsis 3.0 (redes de cabo melhoradas), que oferecem débitos mais elevados.

Quanto à banda larga móvel, o relatório do COCOM confirma o seu crescimento anual (6 por cento) e o seu crescente peso em alguns Estados-Membros, nomeadamente na Finlândia (21,5 acessos móveis por cada 100 cidadãos), na Áustria (16,7), na Suécia (14), na Dinamarca (13,4) e em Portugal (12,1).

Contudo, a UE ainda está longe das metas da Agenda Digital para 2020, que são a disponibilidade, no mínimo, de 30 Mbps para todos os cidadãos e a adesão de metade dos agregados familiares europeus a contratos de banda larga com débitos superiores a 100 Mbps.


Mais informação: