No final de Setembro existiam cerca de 16,14 milhões de estações móveis activas associadas a planos tarifários pós-pagos, pré-pagos e planos combinados/híbridos, mais 1,7% do que no trimestre anterior. Do total, cerca de 81,8% (13, 205 milhões) foram efectivamente utilizadas no último mês do trimestre, menos 0,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior.
No período em análise, os planos pós-pagos representavam 15,9% do total (mas dentro dos pós-pagos, 24,6% não têm utilização efectiva, facto que poderá estar associado às placas/modem que são contabilizadas nesta rubrica), os planos pré-pagos representam cerca de 71,9% do total e os planos combinados/híbridos cerca de 12,2%.
Se excluirmos o número de placas/modem efectiva e exclusivamente utilizadas para acesso à Internet em banda larga móvel, o número de estações móveis/equipamentos de utilizador activos e com utilização efectiva atingiu cerca de 11,9 milhões, mais 217 mil do que no trimestre anterior.
No terceiro trimestre, a penetração do serviço móvel ascendia a 151,7 por 100 habitantes. A interpretação do valor do número de assinantes e da penetração do serviço móvel terrestre deve levar em conta que existem utilizadores que dispõem de mais do que um cartão de acesso ao serviço. De acordo com o mais recente Inquérito ao consumo das comunicações electrónicas promovido pelo ICP-ANACOM, cerca de 10% dos consumidores deste serviço dispõem de mais do que um cartão activo.
No período em análise, o número de utilizadores habilitados a utilizar os serviços de banda larga ultrapassou os 10,1 milhões.
O número de utilizadores activos e que efectivamente utilizaram serviços característicos de 3ª geração (videotelefonia, transmissão de dados em banda larga, mobile tv, etc…), atingiu cerca de 3,6 milhões, menos 4% que no trimestre anterior.
Os utilizadores habilitados a utilizar os serviços de banda larga (UMTS/HSPA) representavam 63% do total de estações móveis activas, enquanto os utilizadores activos constituíam 27,3% do total de estações móveis com utilização efectiva.
Do total de utilizadores de serviços de banda larga que registaram tráfego no último mês de reporte, cerca de 34,8% são utilizadores do serviço de acesso à Internet em banda larga móvel através de placas/modem.
No terceiro trimestre realizaram-se cerca de 2,26 mil milhões de chamadas, mais 4,6% do que no trimestre anterior. Habitualmente, neste período regista-se um aumento de tráfego de natureza sazonal. O crescimento foi influenciado sobretudo pelo aumento das chamadas on-net e pelas chamadas internacionais (período de férias de verão).
Em termos homólogos regista-se um acréscimo de 6,6% do número de chamadas, valor significativamente superior à taxa de crescimento do número de estações móveis activas e também aqui o maior contributo foi o do tráfego dentro da rede (on-net). Os restantes tipos de chamadas registaram decréscimos.
No mesmo período, o número de chamadas recebidas na rede móvel foi 2,19 mil milhões, valor que representa um aumento de 4,3% face ao trimestre anterior, e de 4,1% em termos homólogos.
O tráfego fixo-móvel continua em queda, registando uma redução homóloga de 12,7%.
Em média foram realizadas cerca de 63 chamadas mensais por estação móvel activa e com utilização efectiva, excluindo as placas para acesso à Internet em banda larga móvel. Cerca de 44 das chamadas realizadas têm como destino o prestador de origem (mais duas que no período anterior) e 11 outro prestador do mesmo serviço.
O número de minutos de conversação originados nas redes móveis totalizou cerca de 5,3 mil milhões, mais 8,7% que no trimestre anterior e mais 14,8% que no período homólogo.
O número de minutos terminados nas redes móveis foi de 5,3 mil milhões, valor que representa um acréscimo de 8,3% face ao trimestre anterior. Em termos homólogos, a subida foi de 13,9%.
No terceiro trimestre foram enviadas mais de 6,626 mil milhões de mensagens escritas, um crescimento de 0,7% quer em relação ao trimestre anterior, quer em termos homólogos. Do total de SMS, 15 milhões são mensagens de valor acrescentado, o que é equivalente a 0,2% do total de SMS enviados.
Quanto aos MMS, os utilizadores do serviço móvel enviaram perto de 34,5 milhões de MMS, mais 13,7% do que no período anterior e mais 12,4% que no período homólogo.
Foram realizadas mais de 1,3 milhões de vídeochamadas, menos 11,7% do que no trimestre anterior. O tempo de conversação associado a estas vídeochamadas diminuiu 7% face ao trimestre anterior.
O número de utilizadores do serviço de mobile TV ascendeu a pouco mais de 57,9 milhares (1,6% do total de estações móveis com utilização efectiva de serviços 3G).
Face ao trimestre anterior verifica-se um decréscimo de cerca de 18%, facto que poderá estar associado à realização do campeonato do mundo de futebol no decorrer do segundo trimestre.
O serviço de mobile TV contabilizou cerca de 1,4 milhões de sessões, o que corresponde a cerca de 8 sessões por utilizador por mês.
No mesmo período, o tráfego de roaming in e de roaming out subiu em termos trimestrais, em chamadas, em minutos e em mensagens enviadas. O terceiro trimestre de cada ano é normalmente caracterizado por um aumento do tráfego roaming, por estar associado às férias estivais.
Consulte:
- Serviços Móveis - 3º trimestre de 2010 https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1061589