Eurobarómetro - comunicações móveis em roaming


Cerca de 3 em cada 4 europeus que utilizam telemóvel continuam a limitar as suas chamadas vocais móveis no estrangeiro por recearem os custos, revela o Eurobarómetro especial dedicado ao roaming em 2010. O estudo indica ainda que, em média, 19 por cento dos europeus chega mesmo a não utilizar o telemóvel no estrangeiro, prática que é liderada por Portugal, a par da Bulgária, com 32 por cento, seguidos pela Hungria (31 por cento) e Alemanha (26 por cento).

Segundo Eurobarómetro, os portugueses são também dos europeus que menos viajaram nos últimos 5 anos, com um total de 72 por cento de respostas, superados apenas pela Grécia (77 por cento) e Bulgária (82 por cento). A média na União Europeia (UE) a 27 situa-se nos 52 por cento. Estes valores não serão alheios ao decréscimo de 13 por cento no número de viagens entre 2006 e 2010. Contudo, o volume total de chamadas recebidas e de SMS enviados por cidadãos da UE quando em viagem noutros Estados-Membros aumentou durante esse período: os viajantes dizem ter efectuado mais 32 por cento de chamadas, recebido mais 31 por cento e enviado mais 43 por cento de mensagens de texto desde 2006.

Os resultados deste inquérito, bem como da consulta pública sobre o futuro do Regulamento europeu do roaming, encerrada a 11 de Fevereiro, servirão de base à revisão das actuais regras da UE, que a Comissão Europeia tem de efectuar até Junho de 2011.


Mais informação: