Tecnologias alternativas sustentam crescimento no telefone fixo


O parque de acessos telefónicos principais instalados a pedido de clientes rondava 4,4 milhões no final do 4.º trimestre de 2010, correspondendo a uma penetração de cerca de 41,3 acessos por 100 habitantes. Em relação ao trimestre anterior, verificou-se um aumento de 0,4% no número de acessos, subida que é maior em termos anuais, na ordem dos 4%. A diminuição dos acessos analógicos e a redução verificada nos acessos RDIS básicos e fraccionados foram compensadas pelo crescimento dos acessos suportados em outras tecnologias (subida trimestral de 5,8% e de 39,5% em termos anuais), sobretudo em VoIP/VoB e em fibra óptica (FTTH/FTTB). Salienta-se que, pela primeira vez desde a sua introdução, os acessos suportados em GSM/UMTS registaram uma redução (-0,4%), apesar de terem crescido 4,8 face ao 4.º trimestre de 2009.

No trimestre em análise, existiam cerca de 31,5 milhares de postos públicos instalados, valor que traduz um decréscimo de 1,6% face ao trimestre anterior e de 5,4% comparativamente com o 4.º trimestre de 2009.

No final do 4º trimestre, o Grupo PT era responsável por 59,5% do total dos acessos instalados a pedido de clientes, menos 0,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior e menos 3,2 pontos percentuais que no final do período homólogo.

O número de clientes de serviço telefónico fixo na modalidade de acesso directo era de 3,5 milhões, mais 0,6% que no final do trimestre anterior e 5,4% que no período homólogo. Para tal contribuíram de forma significativa as ofertas em pacote que integram telefonia fixa, televisão por subscrição e ou Internet e as ofertas de prestadores alternativos suportadas em redes de TV por cabo.

Quanto ao acesso indirecto através de pré-selecção, registou uma descida de 7,1% no número de clientes, atingindo cerca de 113 mil clientes, o valor mais baixo desde 2001. Em termos homólogos, o número de clientes de pré-selecção diminuiu 20,4%. Idêntico comportamento de quebra registou-se nos clientes de VoIP nómada, que em Dezembro ascendiam a cerca de 105 mil clientes activos, traduzindo uma redução de 0,7% face ao trimestre anterior.

Neste trimestre, a quota de clientes de acesso directo do Grupo PT registou uma quebra de 0,1 pontos percentuais (3,1 pontos percentuais face ao trimestre homólogo de 2009), situando-se nos 54,4%. Esta redução de quota resulta fundamentalmente das novas ofertas dos prestadores alternativos, baseadas em tecnologias de acesso distintas do serviço telefónico fixo tradicional, sobretudo das ofertas em pacote.

O tráfego total de voz originado na rede fixa durante o 4º trimestre foi de cerca de 2 mil milhões de minutos e 587 milhões de chamadas, valores que traduzem uma subida de 6,6 e 2,2%, respectivamente. Já em termos homólogos, registou-se um decréscimo de 1,3 % no volume de minutos e de 5,4% no volume de chamadas.

Quanto ao serviço de VoIP nómada, e apesar da ligeira queda ocorrida no número de clientes activos, o tráfego respectivo aumentou relativamente ao 3º trimestre de 2010, quer em termos de chamadas quer em termos de minutos.

Analisando o acesso indirecto, verifica-se que 6,9% do total de minutos de voz foram originados através desta modalidade, valor inferior em 0,8 pontos percentuais ao observado no trimestre anterior e 1,8 pontos percentuais abaixo do registado no trimestre homólogo.

Do total de chamadas de voz efectuadas no período em análise, 10% foram realizadas através de acesso indirecto, valor inferior em 1,9 pontos percentuais ao registado no trimestre homólogo.

No trimestre em análise, a quota de tráfego de voz do serviço telefónico fixo do Grupo PT atingiu 60,1%, menos 0,9 pontos percentuais do que no trimestre anterior.


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