ANACOM realiza sessão de esclarecimento sobre TDT em Alenquer na próxima terça-feira


A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações vai realizar na próxima terça-feira, dia 29 de Março, uma sessão pública de esclarecimento sobre Televisão Digital Terrestre em Alenquer. A sessão, que conta com o apoio da Câmara Municipal, vai decorrer no Auditório Damião de Góis, sito na Rua dos Bombeiros Voluntários.

A sessão será dividida em três partes. Na primeira parte, durante a manhã, estarão presentes as Instituições Particulares de Solidariedade Social, entidades que pelo seu posicionamento poderão dar um contributo importante neste processo, na informação às populações com as quais se relacionam, e que serão afectadas pelo processo de transição para a televisão digital.

Ainda na parte da manhã irá decorrer uma sessão destinada ao público profissional, formado por vendedores de electrodomésticos e de material electrónico, instaladores e electricistas.

A sessão destinada ao público em geral realiza-se às 14h 30m. A sessão de esclarecimento conta com a presença de Eduardo Cardadeiro, administrador da ANACOM, de Jorge Riso, presidente da Câmara Municipal de Alenquer, bem como de outros responsáveis da ANACOM.

Esta sessão, a primeira que a ANACOM realiza nestes termos, visa informar os diferentes públicos sobre o processo de migração para a televisão digital terrestre. A escolha de Alenquer para a sua realização deve-se ao facto de esta localidade ter sido seleccionada como uma das zonas piloto nas quais se procederá ao desligamento do sinal analógico já em 2011. Em Alenquer, o apagão do sinal analógico está marcado para dia 12 de Maio. Seguem-se o Cacém, em 16 de Junho, e a Nazaré, em 13 de Outubro.

Actualmente, toda a população portuguesa está coberta pela televisão digital terrestre, pelo que as pessoas que o pretendam podem desde já passar a receber esta nova forma de ver televisão. A televisão digital permite uma melhoria da qualidade da imagem e do som, face à actual, e permite ainda novas funcionalidades, como ter acesso a um guia electrónico de programação, parar a imagem ou gravar programas.

Quem dispõe de um serviço de televisão paga não precisa de se adaptar à TDT. As pessoas que já possuam um televisor compatível com a norma MPEG 4 também não precisam fazer nada para se adaptar à TDT, basta ligar o cabo de antena à sua televisão e recebem o sinal digital. Quem não quiser comprar um televisor pode continuar a usar o que já tem, bastando que compre um descodificador. Neste caso, é preciso ligar o cabo de antena ao descodificador, e ligar este ao televisor através de um cabo SCART.

A recepção da televisão digital terrestre não implica a necessidade de subscrever serviços de televisão paga, pelo que não envolve o pagamento de quaisquer mensalidades.

As antenas que estão instaladas nos telhados são, na esmagadora maioria dos casos, adequadas a receber televisão digital terrestre.