Novos testes da DECO a descodificadores para a TV Digital revelam qualidade de imagem nos televisores tradicionais


No âmbito do protocolo assinado entre a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações e a DECO – Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor com o objectivo de assegurar uma permanente monitorização comparativa entre os diversos equipamentos descodificadores para a Televisão Digital Terrestre, a DECO acaba de disponibilizar uma actualização desses mesmos comparativos.

O resultado dos novos testes, incluindo novos modelos de caixas descodificadoras, pode ser acedido no site da ANACOM, www.anacom.pthttps://www.anacom.pt, bem como no site www.deco.proteste.pthttp://www.deco.proteste.pt/. A DECO conclui que a imagem tem qualidade mesmo quando as caixas estão ligadas a televisores convencionais e, dos 32 equipamentos analisados, não recomenda cinco, devido aos níveis de consumo de energia em stand-by. De acordo com a DECO, existem caixas no mercado à venda a partir de 40 euros. Na «ferramenta de preços» existente no site é possível ter acesso a toda a informação.

As caixas descodificadoras são essenciais para que os televisores mais antigos (não compatíveis com a norma MPEG4) possam receber a televisão digital terrestre, e terão que ser adquiridos por todas as pessoas que apenas recebem os quatro canais de televisão emitidos em sinal aberto (dois nas Regiões Autónomas). Na televisão digital terrestre não existe lugar ao pagamento de quaisquer mensalidades e não é necessária a subscrição de televisão paga para continuar a receber televisão depois do desligamento do sinal analógico.

As emissões analógicas de televisão têm o seu termo previsto para Abril de 2012, sendo que estas terminarão já no dia 12 de Maio em Alenquer, 16 de Junho no Cacém e a 13 de Outubro da Nazaré.

Neste momento, o território nacional encontra-se já todo coberto por emissões em sinal digital, pelo que pode já efectuar a transição para a televisão digital sem esperar para o último dia. O processo é simples, basta ter um televisor preparado para receber a televisão digital (MPEG4) ou adquirir uma caixa descodificadora que deverá ligar à antena que já possui, e ligar a caixa à televisão.

A aquisição da caixa descodificadora poderá ser subsidiada mediante determinadas condições que podem ser verificáveis no site da ANACOM, em www.tdt.telecom.pthttp://tdt.telecom.pt/, ou pelo telefone 800 200 838.