TDT - DECO divulga resultados dos últimos testes de descodificadores


/ Atualizado em 11.04.2011

No âmbito do protocolo celebrado entre a ANACOM e a DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, esta entidade divulgou os resultados dos últimos testes comparativos de caixas descodificadoras do sinal (set-top-boxes) da televisão digital terrestre (TDT).

Os testes abrangeram 32 equipamentos (mais três do que os anteriormente testados) e demonstraram novamente que, na maioria, a imagem não decepciona, mesmo quando as caixas são ligadas a televisores convencionais.

A "escolha acertada" da DECO continua a ser atribuída ao descodificador da marca Denver, modelo DMB-105HD, com um custo variável entre 49 e 59,90 euros. Contudo, este equipamento já se encontra em fase final de comercialização. A distinção de "melhor do teste" tornou a recair sobre descodificador da marca Televes, modelo TDT 7151, cujo preço varia entre 116 e 199 euros.

A DECO não recomenda, contudo, a aquisição de cinco dos descodificadores testados, dado que estes têm um elevado consumo de energia no modo de stand-by: etre 10,2 W (CGV Premio HD-W) e 16,7 W (Metronic Zapbox HD-Z1). Relembre-se que a Comissão Europeia fixou em 2 watts o limite do consumo em stand-by dos aparelhos à venda a partir de Janeiro de 2010.


Consulte nota de imprensa:

Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: