Qualidade dos serviços e redes de comunicações móveis - Comboios urbanos do Porto


Já se encontra disponível o último relatório de avaliação da qualidade dos serviços móveis de voz, videotelefonia e cobertura das redes GSM e WCDMA, oferecidos pelos operadores Optimus, TMN e Vodafone Portugal, nos comboios urbanos do Porto, concretamente nas linhas de Aveiro, Braga, Caíde e Guimarães, cujas medidas no terreno decorreram de 2 a 11 de Março de 2011.

A avaliação teve por base a análise de parâmetros técnicos que traduzem a percepção de qualidade na óptica do consumidor. Em concreto, foram analisados seis indicadores: cobertura das redes, acessibilidade do serviço; tempo de estabelecimento de chamadas; taxa de terminação de chamadas; qualidade áudio de chamada; e qualidade vídeo de chamada. 

De acordo com a avaliação efectuada pela ANACOM, apesar de os sistemas de comunicações móveis analisados neste estudo mostrarem boa acessibilidade ao serviço de voz, os mesmos apresentam algumas dificuldades na manutenção das chamadas telefónicas, tendo sido registado um número significativo de chamadas que terminaram inesperadamente na fase de conversação.

O serviço de videotelefonia apresenta níveis de desempenho aquém do observado para a voz dada a fraca acessibilidade registada. No entanto, a capacidade das redes em manter as chamadas de videotelefonia activas encontra-se ao mesmo nível do observado para o serviço de voz, pelo que o desempenho deste serviço, no seu todo, pode ser considerado aceitável.

Quanto às redes, constata-se que as redes GSM detêm, de forma geral, boa cobertura radioeléctrica, enquanto as redes WCDMA (UMTS) apresentam níveis inferiores de cobertura por ainda existirem alguns locais com má ou nenhuma cobertura.


Consulte: