Internet do futuro - PPP reúne 600 milhões de euros


Foi lançada pela Comissão Europeia (CE), a 3 de Maio de 2011, a primeira fase de uma parceria público-privada (PPP) destinada a construir a Internet do futuro (FI), avaliada em 600 milhões de euros, dos quais 300 milhões são disponibilizados pela CE para financiamento ao longo de 5 anos (igual montante será assegurado pelas organizações de investigação, as empresas e o sector público europeus envolvidos).

Nesta primeira fase da PPP, os projectos em questão receberão 90 milhões de euros de financiamento da UE e idêntico valor dos intervenientes, no período 2011-2012. O objectivo será criar a caixa de ferramentas dos serviços genéricos com vista a preparar o ensaio em grande escala. Denominado projecto FI-WARE, esta caixa de ferramentas reúne os instrumentos essenciais da plataforma necessários à criação de serviços inovadores da Internet do futuro, nomeadamente nos domínios da privacidade, do processamento em tempo real e da computação em nuvem. Oito projectos-piloto (cada um deles financiado com cerca de 5 milhões de euros durante 2 anos) liderarão o processo e explorarão a Internet do futuro:

  • ENVIROFI ? dados do domínio público sobre o ambiente;
  • SMARTAGRIFOOD ? tornar a cadeia de valor alimentar mais inteligente;
  • FINSENY ? colher os benefícios da gestão de electricidade a nível local;
  • OUTSMART ? tornar as infra-estruturas públicas urbanas mais inteligentes e eficientes;
  • FI-CONTENT ? media em rede, nomeadamente jogos;
  • FINEST ? aumentar a eficiência das cadeias de valor logísticas internacionais;
  • INSTANT MOBILITY ? mobilidade pessoal;
  • SAFECITY ? tornar os espaços públicos urbanos mais seguros.

A segunda fase (2013-14) integrará os ensaios em grande escala, em toda a Europa, de serviços e aplicações Internet inovadores e complexos numa vasta gama de domínios. A terceira fase (2014-2015) será dedicada à transformação destes ensaios em ecossistemas digitais férteis e à sua ligação às respectivas políticas regionais de inovação.


Mais informação: