Rede de estabelecimentos postais - 2010


Já se encontra disponível o relatório sobre a rede de estabelecimentos postais dos CTT - Correios de Portugal, S.A. (CTT), empresa concessionária do serviço postal universal, e de outras entidades que prestavam serviços postais concessionados aos CTT no final de 2010.

Este relatório evidencia que, no final de 2010, encontravam-se em funcionamento 2.897 estabelecimentos postais, mais 7 do que no final de 2009, dos quais 873 correspondiam a estações de correio fixas, 11 a estações de correio móveis e 2 013 a postos de correio. Os dados demonstram um ligeiro aumento do número total de estabelecimentos postais, confirmando-se a tendência de aumento verificada desde o segundo semestre de 2008.

O relatório indica que em todos os concelhos se encontrava localizada, pelo menos, uma estação de correio, sendo que em 293 (95,1% do total de concelhos) se encontravam dois ou mais estabelecimentos postais, conceito que inclui não só estações de correio mas também postos de correio. De acordo com os CTT, no final de 2010 todas as estações de correio prestavam a totalidade dos serviços concessionados e 912 dos postos de correio (mais 8 do quem 2009) não ofereciam o serviço de encomendas postais.

Comparativamente com os demais Estados-Membros da União Europeia (UE) e tendo por base dados disponibilizados pela União Postal Universal (UPU), referentes a 2008, Portugal regista valores favoráveis relativamente à média da UE, quer em termos de cobertura, quer de densidade postal.

No âmbito da Concessão do Serviço Postal Universal, verifica-se que, em 2010, a ANACOM recebeu 98 comunicações dos CTT, discriminadas da seguinte forma: 11 sobre encerramento de estações e sua substituição por postos, 3 relativas ao encerramento de estações; 76 sobre a redução do horário de funcionamento de estações e 8 sobre o alargamento do horário de funcionamento de estações de correio.


Consulte: