ENISA publica relatório final sobre exercício "Cyber Europe 2010"


A Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação (ENISA) publicou o relatório final do exercício “Cyber Europe 2010”, o qual indica a necessidade de mais exercícios daquele tipo no futuro e de aumentar a colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia (UE), salientando ainda a importância do sector privado na promoção da segurança.

Entre as principais conclusões do relatório, destaca-se a constatação de que as instituições dos Estados-Membros responsáveis pelas tecnologias da informação comunicam de formas muito diversas, sendo que a harmonização de procedimentos operacionais padronizados levaria a uma comunicação mais segura e eficiente entre os países. Também se verificou serem muito variados os pontos de contacto nas organizações; no caso de uma crise real, cerca de 55 por cento dos países revelou não estar confiante de ser capaz de identificar rapidamente o contacto certo, mesmo com as listas telefónicas disponíveis. Contudo, os participantes no “Cyber Europe 2010” ficaram divididos quanto à escolha de um Ponto Único de Contacto (PUC) ou de Múltiplos Pontos de Contacto (MPC).

O “Cyber Europe 2010” corresponde a um exercício realizado a 4 de Novembro de 2010, com o objectivo de testar a comunicação e a colaboração entre os Estados-Membros da UE no caso de um ciber-ataque em larga escala. Mais de 70 peritos das entidades públicas participantes trabalharam em conjunto para combater mais de 300 ataques simulados de hackers destinados a paralisar a Internet e serviços críticos online na Europa.


Mais informação: