ANACOM lança COM.escolha para ajudar consumidores a escolherem os serviços mais adequados


A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações lança hoje o COM.escolhahttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=341307, uma nova ferramenta de consulta de tarifários e de simulação de consumo dos serviços de Internet, telefone móvel, telefone fixo e televisão, que procura ajudar os consumidores a escolher os serviços de comunicações electrónicas mais adequados às suas necessidades.

O COM.escolha permite consultar tarifários/ofertas e simular consumos de Internet, telefone móvel, telefone fixo e televisão. As operações de consulta e simulação podem combinar mais do que um serviço, permitindo ao consumidor construir um pacote de serviços à sua medida.

Esta ferramenta, destinada exclusivamente a clientes particulares e/ou residenciais, é de utilização simples e assenta em duas abordagens comuns a todos os serviços/pacotes: pode-se optar por consultar os tarifários disponíveis no mercado ou por simular o consumo habitual. Neste caso, o utilizador terá de introduzir alguns dados relativos ao seu perfil de consumo.

A informação disponibilizada é da inteira responsabilidade dos prestadores de serviços, respondendo a ANACOM pela tecnologia de suporte ao serviço e pelo grafismo da ferramenta que a partir de agora pode ser utilizada por todos os interessados.

Para fazerem uma escolha fundamentada, os utilizadores deverão obter informação complementar sobre todas as condições de oferta associadas aos tarifários disponíveis no COM.escolha, nomeadamente qualidade de serviço, período de fidelização do bloqueamento de equipamento, quando aplicável, condições de manutenção, preços de portabilidade. Esses dados encontram-se disponíveis nos sites dos prestadores e nos respectivos pontos de venda.

O COM.escolha está para já disponível em versão gráfica e em versão texto. Oportunamente será lançada uma versão móvel, especialmente pensada para quem pretenda aceder via telemóvel/smartphone.

Pretende-se que o COM.escolha evolua por  forma a adaptar-se às necessidades dos seus utilizadores. Para tanto, os utilizadores podem utilizar o canal próprio da ferramenta para apresentarem as suas sugestões e comentários.

Complementarmente, está também disponível um assistente virtual - "A ANACOM responde" - que poderá esclarecer os utilizadores sobre temas tão diversos como o objectivo da ferramenta, instruções de uso ou actualização de dados.


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