7.ª reunião da PT 47 do WG FM - Copenhaga


Realizou-se em Copenhaga (Dinamarca), a 27 e 28 de Abril de 2011, a sétima e última reunião da equipa de projecto (PT) 47 do grupo de trabalho Gestão de Frequências (WG FM), sob presidência de Emmanuel Faussurier. Recorde-se que a PT 47 foi estabelecida na 65.ª reunião do WG FM (Cascais, 2009) para lidar com assuntos relacionados com a tecnologia UWB (Ultra Wide Band).

Os principais assuntos tratados foram aplicações UWB específicas, nomeadamente, sistemas LAES (Location Tracking Application for Emergency Services), sistemas LT2 (Location Tracking Applications Type 2) e sistemas LTA (Location Tracking and Sensor Applications for Automotive and Transportation environments), e a revisão das Decisões ECC/DEC/(06)04 e ECC/DEC/(06)12 para aplicações UWB genéricas.

Foram aprovadas as seguintes Recomendações, cuja proposta é que sejam adoptadas pelo WG FM para consulta pública na sua 72ª reunião, em Maio de 2011:

  • draft ECC Recommendation on Location Tracking Application for Emergency and Disaster Situations (LAES);

  • draft ECC Recommendation on UWB Location Tracking Systems Type 2 (LT2).

O draft ECC Report 167, "ECC Report on the Practical Implementation of Registration/Coordination Mechanism for UWB LT2 Systems", adoptado pelo WG FM para consulta pública até 18 de Abril de 2010, recebeu três comentários: da França, da Rússia e da UKBroadband. O grupo tratou os comentários recebidos na consulta pública e vai submeter o ECC Report 167 para o WG FM para adopção final.

A revisão da Decisão ECC/DEC/(06)04, que passa a incluir a Decisão ECC/DEC/(06)12 (técnicas de mitigação), tem vindo a ser desenvolvida pelo grupo e nesta reunião foi finalizada, tendo em conta as recomendações do WG FM para a adopção de um limite "exterior" para dispositivos UWB em veículos automóveis e ferroviários, e também o resultado dos estudos efectuados pelo SE24.

As principais alterações a realçar são as seguintes:

  • Alteração da definição do valor máximo da densidade de pico da p.i.r.e.;

  • Eliminação da Decisão ECC/DEC/(06)12 dado que esta se encontra incluída na Decisão ECC/DEC/(06)04 agora revista;

  • Adopção de um limite "exterior" de - 51,3 dBm/MHz para dispositivos UWB instalados em veículos automóveis e ferroviários - dispositivos UWB LTA estão abrangidos por esta solução regulamentar;

  • Alteração dos parâmetros da técnica LDC quando implementada em dispositivos UWB instalados em veículos automóveis e ferroviários, para a faixa 3,4-4,8 GHz, relacionando-a com a velocidade do veículo. De realçar que as alterações efectuadas à técnica LDC derivam dos estudos efectuados no SE24 para dispositivos UWB LTA.

A proposta de revisão das Decisão ECC/DEC/(06)04 vai ser submetida para a 72ª reunião do WG FM e a proposta da PT 47 é que seja adoptada para consulta pública.

Tendo sido a última reunião da PT 47, as actividades sobre a tecnologia UWB passaram para o grupo SRD/MG.