Grupo de Trabalho Assuntos Financeiros - Genebra


Teve lugar em Genebra (Suíça), a 23 e 24 de Maio de 2011, a 20.ª reunião do grupo de trabalho do Conselho da UIT sobre Assuntos Financeiros (FINREGs), que decorreu conjuntamente com a 8.ª reunião do grupo do Conselho sobre Gestão de Recursos Humanos. De entre os pontos da agenda, importa destacar o debate sobre a proposta de orçamento para o biénio 2012-2013 que deverá ser aprovada pela sessão de 2011 do Conselho da UIT, a decorrer em Outubro próximo.

Os presentes manifestaram preocupação pela estimativa de défice no valor de 4.085 milhões de francos suíços. O grupo notou ainda a necessidade de priorizar um conjunto de actividades que não estão previstas no orçamento e que a UIT pretende realizar com recurso a receitas adicionais provenientes de contribuições voluntárias e de retiradas de capital da Conta de Reserva da União. 

Outros dos assuntos de maior relevo desta reunião foi a proposta do secretariado da UIT de substituir o Time Tracking System (TTS), sistema actualmente utilizado na UIT para registo da alocação do tempo de serviço dos colaboradores às diferentes actividades, que consideram ser altamente falível. A UIT defende que um novo sistema com recurso a questionários periódicos sobre o tempo despendido pelos colaboradores a cada um dos objectivos estratégicos da União será uma forma mais eficiente e rápida. Contudo, os países europeus são da opinião que este novo sistema vem retirar transparência ao processo, já que permite a manipulação das horas de trabalho pelos gestores. O grupo concluiu que, na generalidade, existe apoio a esta alteração mas, tendo em consideração as preocupações ainda manifestadas, o secretariado apresentará mais dados sobre a vantagem deste novo sistema, para aprovação final pela sessão de 2011 do Conselho da UIT.

Nesta reunião, foi também aprovada a criação de um comité de avaliação para análise das candidaturas ao lugar de Auditor Externo. Este comité será composto por elementos das diferentes regiões, estando a representação da Europa a cargo da Alemanha.

No que respeita aos assuntos de gestão de recursos humanos, foi notado que os colaboradores da UIT não estão a fazer uso da política de ética implementada na organização, essencialmente por não confiarem na imparcialidade do responsável pela ética, a quem o staff deverá reportar neste âmbito. Esta falta de confiança prende-se com o facto de este responsável ter sido nomeado directamente pelo Secretário-Geral e não através de um processo de recrutamento transparente.

Os presentes notaram ainda alguns desenvolvimentos relacionados com a gestão de recursos humanos, nomeadamente, o novo sítio electrónico da UIT de e-recruitment; o projecto de uma política de teletrabalho, ou trabalho à distância; e a finalização do projecto de estágios da União.

Adicionalmente, foi aprovada a proposta de o FINREGs e o grupo de trabalho sobre gestão de recursos humanos se fundirem formalmente, o que será apresentado ao Conselho na sua sessão de 2011.

Os grupos voltarão a reunir conjuntamente a 10 de Outubro de 2011, para preparação da sessão de 2011 do Conselho da UIT que terá início no dia seguinte.