UIT/UNESCO divulgam relatório sobre banda larga


Foi publicado o segundo relatório da Comissão da Banda Larga para o Desenvolvimento Digital, uma iniciativa conjunta da União Internacional das Telecomunicações (UIT) e da UNESCO. Intitulado "Broadband: A Platform for Progress", o relatório tem como objectivo analisar pormenorizadamente o que é a banda larga, porque é tão valiosa para o desenvolvimento das economias e sociedades e como podem ser criadas redes daquele tipo. São ainda abordadas matérias políticas significativas, além de se traçar o panorama mundial da banda larga.

Segundo o estudo, 30% da população mundial utiliza actualmente a Internet. Nos países desenvolvidos, cerca de metade da população tem acesso a banda larga móvel e perto de um quarto possui uma ligação fixa. Já nos países em vias de desenvolvimento, os valores são bastante inferiores, com a banda larga móvel a chegar a 5,4% dos cidadãos e a fixa a 4,4% (estimativas, final de 2010).

O documento refere ainda que o investimento em banda larga promove o crescimento do produto interno bruto (PIB), avançando com o exemplo da China, onde se estima que cada 10% de crescimento da penetração da banda larga contribua para um acréscimo de 2,5% na subida do PIB. Além da produtividade, a banda larga contribui para a criação de emprego - uma análise da Comissão Europeia estima que a banda larga possa originar mais de 2 milhões de postos de trabalho até 2015.

Refira-se ainda que o relatório também olha para o impacto social da banda larga, nomeadamente na criação das chamadas "sociedades do conhecimento", baseadas em princípios de liberdade de expressão, acesso universal à informação e conhecimento, respeito pela diversidade linguística e cultural-; e educação para todos.


Consulte: