Reunião plenária e da direcção do DigiTAG - Genebra


Decorreu em Genebra (Suíça), a 7 de Junho de 2011, nas instalações da União Europeia de Radiodifusão (EBU), uma reunião plenária do conselho de direcção (steering board) do Grupo de Acção Televisão Digital Terrestre (DigiTAG), presidida por Daniel Sauvet-Goichon.

Um dos pontos mais relevantes da agenda foi a questão das interferências do LTE, a operar na faixa dos 790 a 862 MHz, na TDT e, consequentemente, as recomendações produzidas pelo DigiTAG, que têm como finalidade sensibilizar as entidades envolvidas no processo, por forma a seguirem um padrão de implementação dessa tecnologia que permita minimizar as interferências nos serviços da TDT. O grupo foi informado que existem inúmeros estudos a nível europeu para o desenvolvimento de possíveis técnicas de mitigação das interferências e que os operadores de cabo também estão a sujeitos a interferências por parte dos serviços de LTE. Foi sugerido que a próxima presidência do Conselho da União Europeia, assegurada pela Polónia (2.º semestre de 2011), deverá ser uma oportunidade para o assunto ser levado em conta na agenda de trabalhos da European Unions Radio Spectrum Policy Program (RSPP), que abrange esta matéria.

Outro dos assuntos de destaque desta reunião foi a apresentação do trabalho desenvolvido pelo, recentemente formado, grupo de trabalho para o HBB - hybrid broadcast/broadband, que consiste no documento que pretende ser um Guia de implementação de serviços de televisão híbrida na Europa. Este grupo tem ainda como principais objectivos a identificação dos desenvolvimentos que estão decorrer em cada país e, caso necessário, a criação de recomendações para minimizar a fragmentação do mercado. A conclusão do documento está prevista para finais de Junho.

Foi ainda apresentado um estudo sobre o futuro da TDT, que, entre outros, faz referência aos actuais desafios inerentes a esta plataforma, nomeadamente a potenciais interferências que está sujeita proveniente de tecnologias como os sistemas móveis a operar na faixa dos 800 MHz, os designados white space devices (equipamentos que operam em faixas que não carecem de licenciamento) e também dos sistemas com tecnologia PLT - Power Line Telecommunication.

A regulação também foi mencionada como sendo uma das áreas a se debater com desafios importantes, designadamente a análise das necessidades futuras em termos de espectro e a preservação do valor social da plataforma de TDT.

A próxima reunião da direcção (steering board) do DigiTAG está agendada para 26 de Setembro 2011.