Qualidade dos serviços e redes de comunicações móveis - Serviço Alfa Pendular da CP


Já se encontra disponível o último relatório de avaliação da qualidade dos serviços móveis de voz, videotelefonia e cobertura das redes GSM e WCDMA, oferecidos pelos operadores Optimus, TMN e Vodafone Portugal, nos comboios que efectuam o Serviço Alfa Pendular da CP - Comboios de Portugal, E.P.E. (eixo ferroviário Braga-Porto-Lisboa-Faro), cujas medidas no terreno decorreram de 5 a 21 de Abril de 2011.

A avaliação teve por base a análise de parâmetros técnicos que traduzem a percepção de qualidade na óptica do consumidor. Em concreto, foram analisados seis indicadores: cobertura das redes, acessibilidade do serviço, tempo de estabelecimento de chamadas, taxa de terminação de chamadas, qualidade áudio de chamada e qualidade vídeo de chamada. 

De acordo com este estudo, os sistemas de comunicações móveis apresentam um fraco desempenho a bordo dos comboios Alfa Pendular da CP, revelando indicadores de qualidade de serviço com níveis significativamente inferiores aos observados nos principais eixos rodoviários de Portugal continental, em particular no eixo ferroviário Lisboa-Faro.

De um forma geral, observa-se uma melhor cobertura radioeléctrica em GSM do que em WCDMA, um melhor desempenho do serviço de voz do que do serviço de videotelefonia e um melhor desempenho no eixo ferroviário Braga-Porto-Lisboa do que no eixo Lisboa-Faro.


Consulte: