4 em cada 10 famílias europeias preferem Internet, telefone e televisão em pacote


Quatro em cada dez agregados familiares europeus optam por comprar pacotes globais de Internet, telefone e televisão a um único fornecedor, revela um inquérito da Comissão Europeia (CE) sobre comunicações electrónicas realizado entre 9 de Fevereiro e 8 de Março de 2011. O mesmo estudo indica que 98 por cento das famílias da União Europeia têm acesso a um telefone e uma parte crescente (actualmente 89 por cento) tem acesso a um telemóvel. 62 por cento dispõem simultaneamente de telefones fixos e móveis, ao passo que apenas 9 por cento dispõem unicamente de uma linha fixa.

O inquérito da CE revela também que um em cada quatro inquiridos considerava que os débitos de entrada/saída da sua ligação à Internet não correspondiam às condições contratuais, sendo que um em cada três declarou ter sofrido quebras na ligação. Outra preocupação revelada prende-se com a privacidade dos dados, com 88 por cento dos inquiridos a manifestar que gostariam de ser informados sempre que os seus dados pessoais recolhidos pelo operador de telecomunicações sejam perdidos, roubados ou de alguma forma alterados. Estas e outras questões já estão a ser alvo da atenção da Comissão, que pediu ao Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Electrónicas (BEREC) que procedesse ao apuramento de factos sobre os obstáculos à mudança de operador, o bloqueamento ou estrangulamento do tráfego da Internet (por exemplo, nos serviços de voz sobre protocolo Internet), a transparência e a qualidade do serviço. A Comissão publicará ainda este ano os resultados desta investigação do BEREC.

Além do inquérito, foram igualmente disponibilizadas fichas informativas sobre cada país da União Europeia (UE). No caso português, os indicadores revelam, por exemplo, que 95 por cento das famílias portuguesas possuem uma ligação telefónica (fixa e/ou móvel) e 97 por cento acediam ao serviço de televisão.


Mais informação: