Telefone fixo - acessos em fibra óptica triplicam


O parque de acessos telefónicos principais instalados a pedido de clientes ascendia a cerca de 4,4 milhões de acessos no final do 1.º trimestre de 2011 (1T11), valor que traduz um ligeiro aumento - 0,2 por cento - face ao trimestre anterior, mantendo-se assim a taxa de penetração em 41,3 acessos por 100 habitantes. A diminuição dos acessos analógicos e a redução verificada nos acessos RDIS foram compensadas pelo crescimento dos acessos suportados em outras tecnologias, sobretudo em redes de televisão por cabo e fibra óptica (FTTH/B).

Em termos anuais, registou-se uma variação homóloga de 2,9 por cento no número de acessos instalados, sendo de referir, em especial, o crescimento dos “outros acessos” (mais 32,2 por cento), nos quais se incluem os acessos suportados em fibra óptica (FTTH/B), que aumentaram 212 por cento, e os serviços VoIP/VoB suportados principalmente em redes de TV por cabo, que aumentaram 28,7 por cento. Os acessos baseados em tecnologia GSM/UMTS cresceram, no mesmo período, 3,1 por cento. Salienta-se que os acessos suportados em outras tecnologias representavam, no 1T11, 26,9 por cento dos acessos telefónicos principais instalados a pedido de clientes, mais 1,2 pontos percentuais que no trimestre anterior e mais 6 pontos percentuais que no trimestre homólogo de 2010.

No trimestre em análise, existiam cerca de 31 mil postos públicos instalados, verificando-se um decréscimo de 1,5 por cento face ao trimestre anterior e uma descida 5,6 por cento face ao 1.º trimestre de 2010 (1T10).

As empresas do grupo Portugal Telecom (grupo PT) que actuam nestes mercados continuam a deter a maioria dos acessos instalados (59,1 por cento do total), menos 0,4 pontos percentuais do que no trimestre anterior e menos 2,5 pontos percentuais que no final do 1T10.

O número de clientes de serviço telefónico fixo na modalidade de acesso directo era de cerca de 3,6 milhões, registando um aumento de 0,5 por cento em relação ao final do trimestre anterior e de 4,4 por cento em relação ao trimestre homólogo de 2010. Para tal contribuíram de forma significativa as ofertas em pacote que integram telefonia fixa, televisão por subscrição e/ou Internet e as ofertas de prestadores alternativos suportadas em redes de TV por cabo.

O tráfego total de voz originado na rede fixa durante o 1T11 foi de cerca de 2 mil milhões de minutos e 570 milhões de chamadas. Face a idêntico trimestre de 2010, registou-se um decréscimo de 0,9 por cento no volume de minutos e de 6,5 por cento no volume de chamadas.


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