ECSI Portugal - publicados resultados de 2010


Foram publicados online os resultados do ECSI Portugal 2010 - Índice Nacional de Satisfação do Cliente, o qual abrange o sector das comunicações, nomeadamente os subsectores do serviço telefónico fixo (STF), do serviço telefónico móvel (STM), da televisão por subscrição, da Internet fixa, da Internet móvel e dos serviços postais, não tendo estes últimos sido incluídos na apresentação divulgada ao público por serem constituídos por um único operador.

Analisando os resultados do sector das comunicações, constata-se, por exemplo, que o STM regista os mais altos valores em todos os índices (imagem, expectativas, qualidade apercebida, valor apercebido, satisfação, lealdade e reclamações), ao contrário da Internet móvel, cuja prestação negativa só é contrariada uma única vez, pelo STF, no índice “expectativas”. Em termos de variações 2009/2010, destaque para a subida da TV por subscrição e da Internet fixa em todos os índices, evidenciando-se as maiores melhorias na qualidade apercebida, imagem e valor apercebido para a TV por subscrição e nas reclamações para a Internet fixa.

O ECSI Portugal é um sistema de medida da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, por via da satisfação do cliente, abrangendo os seguintes sectores: água (na vertente de abastecimento); banca; combustíveis (postos de abastecimento de combustíveis); comunicações; gás em garrafa; gás natural; seguros; e transportes públicos de passageiros (áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto). O projecto é desenvolvido por uma equipa composta por elementos da Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), Instituto Português da Qualidade (IPQ) e Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI-UNL).

Consulte:

PDF ECSI Portugal 2010 - principais conclusões na perspectiva do sector das comunicações (PDF 127 Kb)


Mais informação: