Portugal sobe em índice da UIT sobre desenvolvimento da sociedade da informação


Portugal subiu do 29.º para o 27.º lugar no índice sobre o desenvolvimento da sociedade da informação (IDI) relativo a 2010, revelam os dados divulgados na publicação "Measuring the Information Society 2011", elaborada pela União Internacional das Telecomunicações (UIT). O ranking das economias mundiais segundo o IDI é liderado pela Coreia do Sul, seguindo-se a Suécia, Islândia, Dinamarca, Finlândia, Hong Kong (China), Luxemburgo, Suíça, Holanda e Reino Unido.

A publicação revela ainda que, em 2010, se manteve a tendência de queda da telefonia fixa, iniciada em 2005, especialmente nos países desenvolvidos, onde o mercado dos serviços fixos foi ultrapassado pela telefonia móvel. Nesses países, os serviços móveis estão mesmo perto da saturação, com taxas de penetração superiores a 100 por cento. Já nos países em vias de desenvolvimento, as subscrições móveis registam subidas assinaláveis, na ordem dos 20 por cento, e sem sinal de abrandamento.

Quanto à banda larga, os acessos fixos nos países desenvolvidos rondavam os 24 por cento, no final de 2010, e cresciam lentamente, enquanto nas nações em vias de desenvolvimento esse valor era de apenas 4,2 por cento. Já a banda larga móvel mantinha-se como o mercado com mais forte crescimento, especialmente nos Estados em vias de desenvolvimento, com subidas de 160 por cento entre 2009 e 2010 (embora a partir de valores baixos).


Mais informação: