Celebrado mundialmente a 9 de Outubro, o Dia Mundial dos Correios foi assinalado ontem (11 de Outubro de 2011) em Portugal, através de uma cerimónia organizada pela Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC).
Uma das iniciativas foi a entrega dos prémios do concurso "A Melhor Carta 2011", cujos vencedores foram Beatriz Olival Baptista, do Funchal, no 1.º escalão (9-11 anos), e João Bruno Nogueira Pereira de Canelas, de Estarreja, no 2.º escalão (12-15 anos). Este último foi o representante português no concurso internacional, cujas vencedoras ex aequo foram Charlée Gittens (Barbados, 15 anos) e Wang Sa (China, 13 anos). Em 2012, o tema do concurso epistolar será: "Escreve uma carta a um atleta ou figura desportiva que admiras, contando o que pensas dos Jogos Olímpicos".
A cerimónia incluiu também o lançamento da emissão filatélica dos CTT "Correio Escolar" e da publicação "Comunicar na República – 100 anos de Inovação e Tecnologia", bem como o Tech-Open "Como levar a carta a Garcia na era digital?", coordenado por Reginaldo de Almeida e cujos oradores convidados foram José Amado da Silva, presidente da ANACOM, Pedro Coelho, vice-presidente dos CTT - Correios de Portugal, João Confraria, professor da Universidade Católica de Lisboa, e Paulo Querido, jornalista.
Por fim, foi inaugurada a exposição "Luiz Duran - Uma vida com selos dentro".